Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreendem 238 quilos de carnes em mais uma fiscalização em açougues da Capital

Entre outras irregularidades, foram encontrados indícios da comercialização de carne suína abatida de forma clandestina

Fonte: CenárioMT

policia civil e vigilancia sanitaria apreendem 238 quilos de carnes em mais uma fiscalizacao em acougues da capital
Polícia Civil-MT

Aproximadamente 238 quilos de produto de origem animal, entre carne bovina, suína, frango e linguiça, foram apreendidos em mais uma ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, realizada nesta terça-feira (17.01), em um açougue no bairro Jardim Santa Isabel, em Cuiabá.

A apreensão ocorreu durante a deflagração de mais uma fase da operação montada pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá para fiscalizar açougues suspeitos de comprarem carcaças e de fazerem a desossa e o acondicionamento de produtos cárneos em embalagens com a sua própria marca.

Os estabelecimentos investigados não possuem registro no órgão competente e, consequentemente, sem a adoção das técnicas de processamento previstas na legislação e do acompanhamento de fiscais do órgão.

No local, os policiais e fiscais encontraram indícios da comercialização de carne suína adquirida de abatedouro sem registro, havendo a suspeita de que se trata de animais de criadores locais abatidos de forma clandestina.

Segundo o delegado da Decon, Rogério Ferreira, os produtos de origem animal apreendidos terão que ser descartados pelo responsável pelo açougue, uma vez que não podem ser comercializados e nem utilizados para a alimentação humana por falta de inspeção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Foi instaurado procedimento investigatório para apurar se os produtos estavam impróprios para o consumo humano, podendo caracterizar crime contra as relações de consumo com pena de até 5 anos de prisão e multa”, disse o delegado.

 

 

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.