A Polícia Civil de Mato Grosso se prepara para participar da Conferência Recupera MT, nos dias 2 e 3 de outubro, em Cuiabá. O encontro terá a presença de magistrados, promotores, delegados e outros servidores do sistema de justiça de todo o país.
O IV Encontro Nacional da Rede Nacional de Recuperação de Ativos ocorrerá no auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), e conta com a parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.
Nos dois dias de evento, serão discutidas estratégias para a recuperação de bens provenientes de atividades ilícitas, com foco na descapitalização de organizações criminosas e na ampliação da cooperação entre órgãos federais e estaduais do sistema de justiça e forças de segurança.
Representando a Polícia Civil, 60 delegados atuantes na capital e no interior do estado participarão da conferência. Dois desses delegados conduzirão apresentações nos painéis: Painel 5 sobre Confisco Alargado e Painel 6 sobre a Problemática da Apreensão de Criptomoedas.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Rodrigo Bastos da Silva, a atuação estratégica da instituição no combate ao crime organizado depende da recuperação de ativos das organizações criminosas, revertendo recursos para a própria força de segurança pública. Luiz Henrique Damasceno, coordenador de Informações Financeiras e Recuperação de Ativos (Cifra), reforça que enfrentar o crime organizado exige não apenas identificar a autoria, mas também descapitalizar essas organizações e reinvestir os recursos em segurança pública.