Poder Judiciário alerta sobre prevenção a covid-19 na retomada  de atividades em 2022

Recesso forense terminou na quinta-feira (06). Medidas de biossegurança devem ser mantidas nas Comarcas em todo o Estado

Fonte: CenárioMT

1 183
Foto: TJMT

O Poder Judiciário de Mato Grosso voltou a reforçar a necessidade de manutenção dos protocolos de biossegurança relacionados à Covid-19. Segundo o TJMT, é necessário manter todas as orientações dos órgãos de saúde no intuito de minimizar os riscos de contágio pelo Coronavírus e da gripe. As medidas valem tanto para o público interno quanto externo.

O alerta se deve ao aumento do número de casos da doença, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) na quinta-feira (6) e sexta-feira (7).

Naquela ocasião, o Estado registrou 1.209 infectados pela doença, além de duas mortes provocadas pelo Coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Estado está em torno de 50%. Desde o início da pandemia, em março de 2019, Mato Grosso teve 561.048 casos confirmados de covid-19 e 14.073 óbitos.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá apontou crescimento de pessoas com sintomas gripais na Capital. Foram confirmados casos de pacientes com gripe e covid-19 ao mesmo tempo. A dupla infecção é conhecida como ‘flurona’ (junção das palavras “flu” – gripe em inglês – com “coronavírus“).

[Continua depois da Publicidade]

Recomendações

A SES-MT informa que já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar as medidas de distanciamento entre as pessoas e biossegurança como uso de máscaras faciais.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo corona vírus e influenza:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Orientação

Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais colaboradores e colaboradoras do Judiciário que se encontram com sintomas gripais ou com suspeita de Covid deverão ficar em teletrabalho e comunicar o caso a chefia imediata e à Administração, pelo e-mail alertacovid@tjmt.jus.br.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.