Pesquisa aponta que 70% das famílias cuiabanas estão endividadas e maior parte é por cartão de crédito

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

1 78
Foto: Divulgação

Uma pesquisa aponta que 70% das famílias em Cuiabá estavam endividadas, em novembro. Em outubro, esse número era de 71,2%.

O levantamento, feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) , mostra queda no número de famílias inadimplentes, tanto para aquelas que possuem contas em atraso, saindo de 42,4% em junho para 35,1% em novembro, quanto para aquelas que não terão condições de pagar, que registrou 17,2% também em junho e passou para os atuais 12,6%.

[Continua depois da Publicidade]

O principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito, envolvendo 71,7% das famílias endividadas – o terceiro aumento consecutivo da pesquisa.

O uso de carnês, que aparece em seguida, apresentou queda no mês, atingindo 36,8%.

[Continua depois da Publicidade]

No comparativo com o mesmo período do ano passado, houve aumento no uso dessas duas modalidades de consumo, quando alcançavam 69,9% e 32,7% das famílias, respectivamente.

O tempo comprometido com dívidas apresentou mais um recuo – a quarta consecutiva.

São 6,6 meses, em média, vinculados a uma dívida parcelada. Já no mês anterior, eram sete meses nesta condição e 7,4 meses se comparado com novembro de 2019.

Com relação à parcela da renda comprometida com dívida, a pesquisa atual registrou mais um recuo – o quinto seguido – e corresponde a 22,3% da renda familiar.

O percentual atual se aproxima do registrado em novembro passado, de 20,9%, situação considerável aceitável, não ultrapassando 30%.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que a recuperação da economia, atrelada à disponibilidade do acesso a recursos com custos mais baixos, contribuiu para o acerto de contas das famílias.

“Apesar dos problemas vivenciados com o início da pandemia, a retomada na geração de emprego, por exemplo, tem contribuído no controle dos gastos das famílias”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.