Pastor de Mato Grosso que fez saudação nazista é afastado de igreja

Fonte: Redação CenárioMT

igreja - orando

Após a repercussão de um vídeo no qual um pastor faz uma saudação nazista dentro da igreja, ainda em 2021, durante uma campanha de Natal para arrecadação de alimentos viralizou nos últimos dias.

Devido a grande repercussão, o pastor foi afastado pela direção da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central, nesta segunda-feira (23), por tempo indeterminado.

No vídeo o pastor fala: “Nem Hitler em todo a sua glória”, e faz a saudação nazista, aos risos.

Caso aconteceu na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Cuiabá, que, em nota, informou que ‘não compactua com qualquer tipo de atos ou palavras, mesmo ditas em tom de ironia, que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas’; pastor não quis se posicionar; polícia informou que não há boletim registrado sobre o caso.

[Continua depois da Publicidade]

A apologia ao nazismo, uso de símbolos, distribuição de emblemas ou propaganda desse regime é crime no Brasil, com pena de reclusão, segundo a lei 7.716/1989.

Nota enviada pela igreja:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições não compactuam com qualquer tipo de atos ou palavras, ainda que ditas em tom de ironia, que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas.

Ao saber de uma frase e de um gesto de conotação nazista usados por um de seus pastores, a administração local da Igreja Adventista adotou as medidas pertinentes, em conformidade com seus regulamentos.

A denominação reforça seu amor ao próximo e seu relacionamento respeitoso com as comunidades judaicas ao redor do mundo, lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo ocorrido.

Igreja Adventista do Sétimo Dia – Leste de Mato Grosso. Cuiabá, 23 de janeiro de 2023.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.