Operação para conservação de reserva extrativista é deflagrada em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

15 145

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Gerência de Operações Especiais (GOE), em parceria Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), junto a Polícia Militar, Funai e Força nacional, deflagrou na última quarta-feira (20.04), a operação Guardiões do Bioma I.

A operação foi deflagrada com foco na preservação da Unidade de Conservação e Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, localizada entre os municípios de Colniza e Aripuanã (1.065 km e 1002 km a Noroeste de Cuiabá.

Na operação foram desmobilizados acampamentos voltados para extração de madeira ilegal da reserva, e realizada a autuação dos infratores por prática de crime ambiental, além da responsabilização administrativa e penal.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, afirma que o trabalho é mais uma das operações constantes no Plano de Ação do ano de 2022 da Dema realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), juntamente aos demais órgãos parceiros estadual e federal.

[Continua depois da Publicidade]

“O objetivo da especializada é trabalhar com afinco nas investigações para que o nosso bioma seja preservado, responsabilizando os infratores pela prática do delito ambiental no Estado de Mato Grosso”, disse a delegada.

Reserva Guariba-Rossevelt

A Reserva Extrativista Guariba-Rossevelt foi criada em 1996 pelo Decreto 9.521/96 e Lei Estadual 7.164, ampliada pela Lei 8.680/2007.

A Unidade de Conservação está localizada nos municípios de Aripuanã e Colniza, sendo a única reserva extrativista de Mato Grosso e é uma das últimas áreas de extrativismo tradicional no Estado, localizada na região noroeste de Mato Grosso, faz parte do Bioma Amazônico.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.