Onça parda é resgatada após atropelamento em Mato Grosso

Fonte: CenarioMT

A onça parda estava ferida e com vida. As equipes realizaram a captura, recolhendo a onça para prosseguir nos cuidados à sua integridade.
A onça parda estava ferida e com vida. As equipes realizaram a captura, recolhendo a onça para prosseguir nos cuidados à sua integridade.

Uma onça parda foi resgatada após atropelamento na MT-040, sentido ao município de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso (MT).

O resgate que contou com as equipes do Corpo de Bombeiros e Policia Militar Ambiental, aconteceu na manhã deste domingo (25).

A guarnição Bombeiro Militar deslocou para o local e ao chegar, constatou que havia uma onça na mata próxima à rodovia.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

A onça parda estava ferida e com vida. As equipes realizaram a captura, recolhendo a onça para prosseguir nos cuidados à sua integridade.

[Continua depois da Publicidade]

ONÇA-PARDA OU PUMA

Onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo das Américas.

Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi).

É o maior membro da dos felíneos (Felinae), medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte subfamília semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

De acordo com IMCBio, atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos.

A severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento
urbano desordenado ou aumento das atividades antrópicas, e diminuição de suas presas são as principais causas do aumento na frequência de eventos como estes, assim como são os principais fatores responsáveis pelo acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica.

Se você gostou deste post: Vídeo fofo mostra reunião de pandas em volta da mesa; café da tarde  vai gostar também de ler esta notícia: Inacreditável; leoa e leopardo despencam de cima de árvore durante luta implacável

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.