21.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 março, 2021
Início MATO GROSSO Novas doses de vacinas contra Covid 19 chegam em Sinop

Novas doses de vacinas contra Covid 19 chegam em Sinop

Por CENÁRIOMT

A campanha de vacinação contra Covid-19 passará a contar com o imunizante AstraZeneca/Oxford. O lote de vacinas chegou na tarde desta terça-feira (26) no aeroporto municipal João Batista Figueiredo e, a exemplo da primeira remessa, foi encaminhado ao Escritório Regional de Saúde, responsável pela distribuição aos 14 municípios de abrangência. Somente para Sinop, serão direcionados 145 frascos (com média de 10 doses cada) da vacina produzida pela Fiocruz em parceria com a Universidade de Oxford, o que equivale a 1.450 doses.

Foram encaminhados também 66 frascos (10 doses cada) da CoronaVac, da farmacêutica SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, atingindo cerca de 660 doses. Os dois imunizantes são de aplicação em duas doses e o lote, que deve ser disponibilizado à Secretaria Municipal de Saúde a partir de amanhã (27), corresponde apenas a primeira.

Conforme a coordenadora de Imunização e Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Sirlei Rodrigues, a vacinação continuará atendendo os trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde, de apoio, cuidadores, entre outros), seguindo a orientação da Gerência de Imunização do Estado e do Ministério da Saúde. Ao todo, são cerca de 5,1 mil profissionais no município, segundo levantamento do Governo Estadual. Destes, aproximadamente mil estão diretamente na linha de frente ao combate à doença.

Sirlei reforça que não será possível fazer a escolha da vacina na hora da aplicação, considerando que a aplicação seguirá a ordem de abertura e vencimento dos imunizantes. Tanto CoronaVac quanto AstraZeneca/Oxford são de aplicação em duas doses, no entanto, para o primeiro (CoronaVac), o intervalo de vacinação é de 14 a 28 dias e, para o segundo (AstraZeneca), de até 12 semanas.

O lançamento oficial da vacinação ocorreu na quinta-feira (21), na Prefeitura de Sinop, quando foram enviadas 1.834 doses da CoronaVac (1 de 2) para atender o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde. Até ontem (25), 802 pessoas haviam recebido a primeira dose. Do total, 736 são profissionais da área da saúde (Unidades Básicas, hospitais públicos e privados, UPA e instituições de acolhimento de idosos) e, outros 66, a idosos institucionalizados. Nesta terça-feira (26), é dada continuidade na vacinação dos profissionais que atuam diretamente na linha de frente ao combate a Covid-19 em hospitais, com as doses recebidas anteriormente.

Após as doses aplicadas, os frascos do imunizante são recolhidos pelas equipes e retornam para a Secretaria, que é a responsável pelo devido descarte, seguindo todas as normas exigidas. Todos os vacinados são devidamente identificados e tem uma ficha cadastral preenchida individualmente. Os dados são informados ao sistema do Ministério. O Governo do Estado segue acompanhando o processo de maneira indireta.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PODER LEGISLATIVO
Maioria rejeita pedido de vista e projeto a respeito da construção de usina é aprovado
março 08, 2021
COVID-19
“Vamos sair dessa!” diz deputado Silvio Fávero antes de ser entubado
março 08, 2021