“Não há motivos para pânico” comenta Secretário de Saúde em relação a suspeita de coronavirus em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT

IMG 4200

O Secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde – MT, Rafael Bespalez, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11) esclareceu sobre o caso suspeito de contaminação por coronavirus (Covid – 19).

De acordo com Bespalez, o paciente é um homem que viajou recentemente para a Europa e ao retornar para Lucas do Rio Verde, apresentou alguns sintomas característicos do coronavirus.

IMG 4200 1“O paciente procurou uma unidade de saúde com queixas de febre, tosse e dor de cabeça e relatou que esteve em viagem à Europa final do mês passado. Na avaliação, o paciente apresentou bom estado, sem sinais de desconforto respiratório. Também foram solicitados exames de radiografia e hemograma, aguardando o resultado do exame específico que já foi coletado e enviado para o laboratório credenciado em Cuiabá”, comentou o Secretário de Saúde.

O paciente foi orientado a manter isolamento em domicílio (mora sozinho) por 18 dias, deixar a casa arejada e fazer uso de máscara cirúrgica e álcool em gel para limpeza das mãos. A equipe da unidade fará visita diária ao paciente para avaliar seu estado de saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Em todo o estado de Mato Grosso, 12 casos foram registrados como suspeito, sendo que 11 foram descartados.

“Os sintomas são muito parecidos com uma gripe simples. Inclusive quanto à letalidade é um vírus bem tranquilo e dificilmente a pessoa vai chegar a óbito por coronavirus, Doenças como a Influenza são casos mais graves do que esse”, salientou Bespalez.

Rafael destacou ainda que não há motivos para a popular entrar em pânico ou evitar, por exemplo, de participar do Show Safra BR-163, onde haverá grande aglomeração pessoas.

“Vamos receber em Lucas do Rio Verde pessoas de outros municípios e até mesmo de outros países e a população pode participar com segurança, inclusive uma equipe da saúde estará no evento para passar orientações necessárias”, reforçou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para reforçar os hábitos de higiene para evitar contaminação.

Como prevenir o contágio:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
– Evite aglomerações se estiver doente
– Mantenha os ambientes bem ventilados
– Não compartilhe objetos pessoais.

Mato Grosso descarta outros dois casos; Lucas do Rio Verde tem 1 caso suspeito