Mulheres da Cadeia Feminina de Rondonópolis participam do Projeto Reconstruindo Sonhos de reinserção social

Fonte: CENÁRIOMT

16 18

Dezoito detentas da Cadeia Pública Feminina participaram, nesta terça-feira (01), do evento que deu início ao Projeto Reconstruindo Sonhos nesta unidade prisional. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso que, junto com parceiros, implementa o programa em diversos municípios do estado e, agora, chega a Rondonópolis. As ações na cidade são realizadas por meio de uma parceria com as Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti) e de Promoção e Assistência Social (Sempras).

Para abrir a programação, que terá 26 encontros pelas manhãs, totalizando 80 horas de aula, estavam presentes ao ato as secretárias de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, e de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati Perez, além do promotor de Justiça Reinaldo Antônio Vessani Filho. “Nós, com a parceria da Obra Kolping, vamos levar para dentro da Cadeira Feminina o curso de maquiagem, que vai complementar a formação das mulheres que estão ali privadas de liberdade, capacitando-as para que elas consigam atuar dentro do mercado de trabalho quando alcançarem novamente a liberdade”, comenta a titular da Seciti.

Fomentando esperanças e oportunidades de integração como membros da sociedade, o Reconstruindo Sonhos incide em vários aspectos da estrutura de valores de suas alunas, abrangendo temas como relações pessoais, família e espiritualidade, humanização, comunicação, visão de futuro, planejamento e emprego, criando perspectivas às detentas para que, ao saírem do sistema carcerário, tenham mais facilidade para abrirem portas para sua atuação profissional.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).