MT registra reduções de roubos e furtos e nenhum homicídio

Mais de 357 mil pessoas passaram pelos 25 pontos de folia em todo o Estado; os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Fonte: Redação CenárioMT

mt registra reducoes de roubos e furtos e nenhum homicidio 5c814081e453e

Mato Grosso não registrou nenhum homicídio nos cinco dias de carnaval, no período de 1º a 05 de março deste ano. Ao todo, foram contabilizados 25 pontos de carnaval em todo o Estado, com um público estimado em 357 mil pessoas. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e apontam também redução nos crimes de roubo e furto no mesmo período.

Neste ano, houve 373 registros de furto em Mato Grosso, enquanto que em 2018 foram 636 ocorrências. A redução foi de 41%. Ainda em 2019, foram 152 registros de roubos contra 224 casos, em 2018, com redução de 32%. Os dados correspondem aos cinco dias de folia.

“O resultado do período do carnaval foi positivo no ponto de vista do folião, da segurança e do Estado. O nível de maturidade do cidadão contribuiu para que a festa transcorresse de forma bem tranquila. Alcançamos números positivos na diminuição de roubos e furtos e o aumento na quantidade de droga apreendida”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (07), na Sesp.

As ações das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito – resultaram em 67 ocorrências registradas com 148 pessoas presas, 482 veículos notificados, 73 veículos apreendidos, 134 flagrantes lavrados e mais de 600 quilos de drogas apreendidos.

[Continua depois da Publicidade]

“A Polícia Militar estava na rua com empenho total da tropa para garantir um carnaval tranquilo a todos os foliões. Foi uma festa sem alterações, não tivemos nenhuma ocorrência de vulto. Cumprimos com a nossa missão, que é garantir a segurança pública ao nosso cidadão. Os índices criminais foram excelentes, além disso, não diminuímos o ritmo operacional do nosso serviço diário, e o reflexo disso são todas as ações positivas que a PM desenvolveu durante a ação”, apontou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis.

Foram emitidos 349 laudos e 27 vistorias do Corpo de Bombeiros Militar, e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou 16 operações que resultaram em sete veículos recuperados.

Efetivo

Em todo o Estado, 3.828 profissionais e 765 viaturas reforçaram a segurança pública durante o carnaval. A Polícia Militar atuou com um efetivo geral de 1.195 profissionais e 96 viaturas distribuídos nas 15 regiões integradas de segurança pública (Risps).

35edaba7 6840 6290 83b4 c12ca742bae6?t=1551968873050Já as equipes das delegacias foram reforçadas nas cidades com locais de carnaval. Na região metropolitana de Cuiabá houve acréscimo de mais 74 policiais civis e no interior de 63 profissionais, além dos que trabalharam nas escalas normais. No total, a Polícia Judiciária Civil empregou um efetivo de 403 policiais e 105 viaturas nesse período.

“Estamos satisfeitos com os números. Percebemos nitidamente que o resultado é fruto da integração das forças de segurança. Tivemos desde o planejamento ações preventivas, tanto nas questões criminais, quanto envolvendo patrimônio, e ainda com relação a problemas de alcoolemia, em razão das ações da Lei Seca”, destacou o delegado geral adjunto, Gianmarco Paccola Capoani.

Com atuação ostensiva e preventiva, o Corpo de Bombeiros empregou equipes nos pontos de bailes carnavalescos atuando com um efetivo total de 1.135 militares e 44 viaturas operacionais. O trabalho da corporação começou antes das festividades, com a vistoria dos locais de concentração de público e das estruturas.

“No período carnavalesco tivemos 25 vistorias sem nenhuma intervenção, porque todos cumpriram as normas de segurança. Também não registramos ocorrências por afogamento. Isso é resultado de um trabalho preventivo que tivemos com diversos vídeos informativos, incluindo nas mídias sociais, e que surtiu um bom efeito”, avaliou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges Ferreira.

A Politec contou com um efetivo de 545 profissionais, entre médicos peritos, papiloscopistas, peritos criminais e técnicos de necropsia e laboratório, e 44 veículos disponíveis para pronta atuação das equipes, conforme informou o diretor geral, Rubens Okada.

Lei Seca

[Continua depois da Publicidade]

Cinco operações Lei Seca foram realizadas nas rodovias estaduais de Chapada dos Guimarães (MT 251), Santo Antônio de Leverger (MT 040), Cáceres (BR 070) e nas principais avenidas de Cuiabá e Rondonópolis.

1d23cab8 1e94 6a36 b508 4ec405fd5b09?t=1551973450746Foram abordados 350 veículos. Desse total, 87 foram removidos, 37 habilitações foram recolhidas, 166 Autos de Infração foram lavrados e 11 prisões foram realizadas pelo Art. 306, que é por embriaguez ao volante.

As operações Lei Seca foram realizadas em conjunto com a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTRAN), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e, em alguns municípios, das secretarias municipais de trânsito e/ou mobilidade urbana.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.