MT: corpo de jovem que morreu afogado após ficar preso em cachoeira é resgatado

Fonte: CENÁRIOMT

1 498

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), através da unidade de Jaciara (9ª CIBM) realizou uma operação minuciosa de resgate do corpo de uma vítima de afogamento no complexo da Cachoeira da Mulata, localizada na BR 457, conhecida como Estrada Parque Cachoeira da Fumaça. A unidade foi acionada na sexta-feira (25/09) para realizar as buscas.

O corpo foi localizado na tarde deste domingo (27/09) e a equipe precisou realizar o trabalho em uma área de extrema complexidade por ser uma região de cachoeiras. Além disso, o corpo ficou preso em um local estreito e submerso, entre as rochas, o que tornou o resgate ainda mais complexo.

Por volta das 5h30 da madrugada desta segunda-feira (28/09), a equipe de mergulhadores retomou a operação. A estratégia foi a montagem de um dique de desvio da água para, posteriormente acessar a galeria onde a vítima foi sugada, em uma fenda de aproximadamente 6 metros de profundidade. Foi mobilizado o apoio para a aquisição de material para a contenção.

A equipe da 9ª CIBM também realizou uma divulgação massiva no município, visando conscientizar a população sobre os riscos de banho no local. Foram feitos comunicados em emissoras de rádio e televisão locais, pois as hidrelétricas estavam fechando as comportas para reduzir a quantidade de água no local do resgate e, ao reabrirem estas comportas, as trombas d’água poderiam ocasionar novos acidentes.

[Continua depois da Publicidade]

A população abraçou a causa e compartilhou a informação o que evitou acidentes secundários.

A retirada do corpo foi feita com uso de marteletes elétricos movidos por geradores de energia, obtendo êxito na retirada do corpo, por volta das 17h desta segunda-feira (28/09), após uma operação que durou mais de 80 horas. O corpo foi entregue à POLITEC para demais procedimentos.