22.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioMATO GROSSOMato Grosso vive a 3ª onda da covid-19, alerta Gilberto Figueiredo

Mato Grosso vive a 3ª onda da covid-19, alerta Gilberto Figueiredo

Por CenárioMT

Mato Grosso já vive a terceira onda de contaminação pela covid-19, com aumento no número de casos e elevação da taxa de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para contaminados pelo novo coronavírus.

As pessoas se comportam como se não estivéssemos em uma pandemia. Nós ainda não vencemos essa batalha”, alerta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O secretário pontua que reuniões do Dia das Mães, em 9 de maio, e a flexibilização estabelecida por prefeituras contribuíram para a elevação dos casos. O gestor pontua que efeitos do relaxamento das medidas de contenção ao avanço da doença serão percebidos ainda mais daqui a 15 ou 20 dias.

“Infelizmente nos últimos dias já estamos experimentando crescimento dos atendimentos no centro de Triagem. Vou falar com o governador, levando um diagnóstico, não temos ainda data para desativação. Já estamos numa terceira onda. Passamos por um período de declínio e começamos a subir de novo. Temos uma onda nova a ser administrada daqui para a frente”, destaca o gestor.

O secretário afirmou que foram encontradas 8 variantes do novo coronavírus em Mato Grosso, mas isso não significa que a situação seja mais grave. É mais um vírus causador da covid que precisa ser prevenido por meio de isolamento e medidas de biossegurança.

“Nacionalmente temos um declínio, mas temos que estar preparados para uma onda mais severa. A população se comporta como se pandemia tivesse acabado. É importante que as pessoas saibam que um comportamento individual afeta o coletivo”, frisa.

Figueiredo relata que em momento mais crítico, havia fila de 200 pessoas esperando por vaga em UTI. Hoje não há fila, mas o doença se agrava rapidamente e é possível que o cenário mude repentinamente. (com Jessica Bachega, Gazeta Digital)

Números em Mato Grosso

Conforme divulgado no final da tarde desta quinta-feira (20.05), 390.215 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.595 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Somente nas últimas 24 horas foram 47 novas mortes.

Com a atualização divulgada pela SES, nas últimas 24 horas foram notificadas também 2.008 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 390.215 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.840 estão em isolamento domiciliar e 368.199 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 408 internações em UTIs públicas e 322 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,92% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias adulto. [Veja mais]


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021