31.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 17 junho, 2021
InícioMATO GROSSOMato Grosso tem variante extremamente perigosa do coronavírus em circulação

Mato Grosso tem variante extremamente perigosa do coronavírus em circulação

Análises da Secretaria de Saúde apontam a existência das seguintes variantes: B.1.1, B.1.1.28, B.1.1.332, B.1.206, B.6.7, N.9, P.1 e P.2, em Mato Grosso. A mais perigosa é a cepa brasileira.
Por CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já detectou oito variantes do coronavírus, em Mato Grosso. Entre as cepas constatadas, a chamada “variante brasileira” a P.1, está sendo considerada a mais perigosa, em atuação no Estado.

Até o momento, a SES registrou a existência das cepas B.1.1, B.1.1.28, B.1.1.332, B.1.206, B.6.7, N.9, P.1 e P.2 no Estado. A circulação das variantes foi comentada pelo secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo.

De acordo com o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Icivt/Fiocruz), Diego Xavier, a variante P1 é considerada “extremamente perigosa”.

A P1 surgiu em dezembro passado na cidade de Manaus, Capital do Amazonas, mas só foi identificada como variante em janeiro no Japão.

Variante indiana

Esta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (218 km de Cuiabá) alertou para um possível caso da variante indiana (B.1.617), no município.

Conforme a Pasta, um caminhoneiro de 37 anos, chegou na cidade em estado grave. Ele está intubado na UTI do Hospital Regional. A verificação se realmente é uma infecção da variante indiana é avaliada pelo Instituto Fiocruz e até a sexta-feira (28) não havia divulgação de resultado do exame PCR colhido na quinta-feira (27).

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a linhagem B.1.617 foi classificada como uma variante de maior potencial transmissor, já registrada no mundo.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA
Agentes da Guarda Municipal de Lucas localizam peças de moto furtada há cinco meses
junho 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Processo seletivo do Esporte é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde
junho 17, 2021