Mato Grosso se destaca como principal destino para observação de aves no Brasil

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso se destaca como principal destino para observação de aves no Brasil
Mato Grosso: Um tesouro de aves Foto: Geancarlo Merighi/Foto

Mato Grosso, lar do Pantanal, da Amazônia e do Cerrado, destaca-se como um dos principais destinos para observação de aves no Brasil, possuindo 50,11% das 1.808 espécies catalogadas pelo eBird no país. Esse banco de dados global de observações de aves fornece dados em tempo real sobre a distribuição e abundância de aves, atraindo cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores. Tal biodiversidade transforma o estado em um polo de Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), cativando turistas nacionais e internacionais ávidos por fotografar e catalogar aves silvestres.

De 17 a 19 de maio, Mato Grosso marcou presença com um estande no Encontro Brasileiro de Observação de Aves 2024 (Avistar), realizado no campus da Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento, o estado demonstrou aos pesquisadores, turistas e entusiastas do ecoturismo que é o destino ideal para o avistamento da vida selvagem.

[Continua depois da Publicidade]

O Pantanal é especialmente aclamado entre observadores de aves e amantes da fauna e flora selvagem. Em uma estratégia para aumentar a atratividade entre turistas internacionais, Mato Grosso participará pela primeira vez da Global BirdFair, que acontecerá de 12 a 14 de julho, em Rutland, na Inglaterra.

“Vamos melhorar, vamos subir ao ambiente de negócios, vamos levar o Brasil e mostrar a esse turista internacional de observação de aves que o Pantanal, o Brasil, está na briga com a Colômbia e outros destinos da América do Sul,” afirmou Felipe Wellaton, secretário adjunto de Turismo, durante um painel sobre os casos de sucesso no turismo de observação de aves.

[Continua depois da Publicidade]

Outro esforço significativo para promover a vida selvagem do estado foi o investimento no documentário “A Marcha das Onças,” dirigido por Lawrence Wahba e Mike Bueno, com roteiro e supervisão editorial do cineasta francês Emmanuel Priou, vencedor do Oscar por “Marcha dos Pinguins.” Durante o Avistar 2024, Wellaton apresentou um trailer do documentário, enfatizando a projeção global que o filme trará ao Pantanal.

“Toda a estruturação do turismo feita por empresários em conjunto com o poder público, baseada na organização, qualificação e promoção, é fundamental para o setor,” declarou Wellaton. “Quero agradecer a todo esse setor produtivo que retira a visão de que o turismo é apenas lazer e ócio, elitizando o significado desta importante cadeia econômica. O turismo significa emprego, renda e transformação das cidades. A maioria das cidades do Mato Grosso tem menos de dez mil habitantes, e a forma de transformá-las é por meio do turismo.”

A participação de Mato Grosso em eventos internacionais e a promoção de seus recursos naturais e documentários refletem um compromisso contínuo com o desenvolvimento do turismo sustentável e a preservação da biodiversidade. Com tais iniciativas, o estado não só consolida sua posição como destino de observação de aves, mas também impulsiona a economia local e promove o desenvolvimento das pequenas comunidades.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.