23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTMato Grosso propõe criação de Rede de Escola de Formação Nacional durante...

Mato Grosso propõe criação de Rede de Escola de Formação Nacional durante 120º Consad

A parceria visa o desenvolvimento de competências profissionais, relacionadas com o aperfeiçoamento do potencial do ser humano e a capacitação dos servidores públicos
Por CenárioMT

O Secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, e outros 22 gestores firmaram, durante reunião do 120º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração do Consad, um Termo de Cooperação Técnica que cria a Rede de Escolas de Formação dos Estados voltada à qualificação profissional de servidores públicos estaduais de todo Brasil.

A parceria proposta por Mato Grosso visa o desenvolvimento de competências profissionais, relacionadas com o aperfeiçoamento do potencial do ser humano e a capacitação dos servidores públicos do Executivo de cada Estado e segmentos estratégicos da sociedade, tornando-os capazes de se inserir na sociedade, dentro de suas novas exigências e seus novos paradigmas.

“Nossa ideia é criar uma plataforma de cursos comuns para que todas as escolas de formação do país usem e compartilhem, principalmente aqueles na modalidade de Ensino à Distância, além do compartilhamento de tecnologia e conteúdo. Uma espécie de Escola de Governo Nacional, envolvendo todos os estados e o Distrito Federal”, declarou o titular da Seplag, que participou do evento na semana passada, em Maceió – Alagoas.

O objetivo é o desenvolvimento institucional e da gestão pública, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesses comuns, a fim de propiciar a correta e moderada aplicação dos recursos públicos, embasados na transparência, legalidade, economicidade, moralidade e probidade.Cada estado articulará em âmbito estadual, interestadual e nacional a viabilização da parceria, cederá mecanismo de divulgação com vistas a difundir boas práticas na administração pública disponibilizando instrumentos de comunicação corporativos, promoverá atividades conjuntas de educação corporativa na modalidade presencial ou a distância, por meio de cessão, elaboração ou adaptação de cursos, bem como a realização de ações de apoio à sua execução.

Entre as obrigações das instituições envolvidas estão a articulação interinstitucional para viabilização de ações conjuntas, cessão de mecanismo de divulgação com vistas a difundir boas práticas na administração pública por meio de disponibilização de instrumentos de comunicação corporativos, como links institucionais nos respectivos portais dos órgãos.

Segundo o superintendente da Escola de Governo do Estado, Josué Ribeiro, a ideia é que esta rede facilite o funcionamento dos cursos de formação para os servidores e que um estado possa suprir a necessidade que o outro tem. “Trabalharemos de forma integrada, disponibilizando vagas uns para os outros para que consigamos atingir áreas que separadas eram mais difíceis de serem atendidas”, finalizou.

O Conselho Nacional de Secretários de Estado (Consad) reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O colegiado promove encontros periódicos, visando a troca de experiências e a busca de soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.

A proposta da entidade, em todas as suas frentes de trabalho, tem sido pensar modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão. Um colegiado que se fortaleceu ao longo dos anos, pautado por um ambiente de trabalho plural, multipartidário, e por isso mesmo propício ao debate e ao desenvolvimento da administração pública estadual, mantendo espaços permanentes de troca de experiências e de discussão sobre boas práticas de gestão.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022