Mato Grosso detecta casos de doença bacteriana fatal em abelhas

Fonte: CENÁRIOMT

Resultado revela presença de agrotóxicos em abelhas mortas em propriedades de Mato Grosso
Resultado revela presença de agrotóxicos em abelhas mortas em propriedades de Mato Grosso

Mato Grosso enfrenta a ocorrência de dois casos de uma doença bacteriana que resulta na morte de larvas de abelhas. Conhecida como Cria Pútrida Européia, a enfermidade provoca a prematura morte dos insetos, e sua identificação pode ser feita através da observação da coloração durante a fase larval, além do distintivo odor semelhante a peixe podre. Os casos foram identificados nos municípios de Pedra Preta e Juara, situados a 243 km e 690 km de Cuiabá, respectivamente.

Segundo a médica veterinária e especialista em abelhas do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Erika Gleice Nascimento, a doença tem alta capacidade de transmissão, destacando a importância de estar atento aos sintomas.

“Pode-se observar que as crias estarão mortas dentro dos alvéolos, sem apresentar a coloração branca leitosa comum em crias saudáveis. Elas podem ter tonalidade amarelada, escurecida e estar em uma posição diferente do normal. Além disso, pode haver um odor de peixe podre. Embora a doença geralmente não resulte em grandes perdas no apiário, é crucial intervir rapidamente para evitar sua propagação entre apiários”, explicou.

A veterinária mencionou que o primeiro caso foi registrado em 2021, e a manifestação da doença é comum nos meses de agosto, setembro e outubro.

[Continua depois da Publicidade]

As amostras coletadas nos apiários identificados com a bactéria foram encaminhadas ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura, localizado no Rio Grande do Sul.

“A falta de água e alimento propicia o surgimento dessa doença nos apiários. Caso o produtor ou algum técnico observe algum desses sintomas, basta entrar em contato com o Indea do seu município, e os técnicos providenciarão atendimento o mais rápido possível para evitar maiores prejuízos ao produtor”, acrescentou.

O Indea está presente em 139 municípios do estado.

Conforme dados do Indea-MT, a apicultura está presente em 114 dos 141 municípios de Mato Grosso, com mais de 16 mil colônias instaladas em 828 estabelecimentos rurais.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).