Mato Grosso apresenta riqueza ornitológica para turismo ecológico em evento nacional

Maria Letícia Costa enfatizou que o estado tem investido em infraestrutura e na qualificação de profissionais para fortalecer o segmento.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso apresenta riqueza ornitologica para turismo ecologico em evento nacional
Mato Grosso apresenta riqueza ornitológica para turismo ecológico em evento nacional

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) promoveu o potencial de Mato Grosso para a observação de aves durante o Avistar Brasil, um importante encontro de turismo de natureza da América Latina realizado em São Paulo. A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, reuniu-se com operadores de turismo ecológico de diversos países da América do Sul e Ásia para apresentar as vantagens do estado para essa prática.

A Sedec também levou nove empresários mato-grossenses do setor para uma rodada de negócios, com o objetivo de consolidar Mato Grosso como referência nacional e internacional no ecoturismo.

[Continua depois da Publicidade]

Dados da plataforma eBird revelam que o Brasil possui uma rica avifauna, com 1.818 espécies de aves, e Mato Grosso abriga mais da metade dessa diversidade, com 908 espécies registradas. Em 2025, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de observação de aves, o Global Big Day. Mato Grosso se destaca nacionalmente, ficando em segundo lugar no ranking de “líderes de espécie”, com 760 registros, e contribuiu com uma das cinco novas espécies identificadas no país este ano: o Torom-de-Alta-Floresta.

Maria Letícia Costa enfatizou que o estado tem investido em infraestrutura e na qualificação de profissionais para fortalecer o segmento. Ela mencionou um plano de qualificação para guias e condutores, atendendo a uma demanda dos municípios, e anunciou a descentralização de recursos para que mais cidades possam oferecer a observação de aves como atrativo turístico gratuito.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária também destacou a produção do documentário “A Marcha das Onças-Pintadas”, em parceria com o cineasta francês Emmanuel Priol, como mais uma ferramenta de divulgação das belezas naturais de Mato Grosso no cenário internacional. Ela ressaltou a diversidade de atrativos do estado, que vão além da observação de aves, incluindo rios, fauna como onças e primatas, pesca esportiva e etnoturismo.

Vitória da Riva, pioneira na profissionalização da observação de aves em Mato Grosso e fundadora do Cristalino Lodge e da Fundação Cristalino em Alta Floresta, compartilhou sua experiência, destacando a importância da região amazônica do estado para o turismo de natureza e o papel crucial da conservação ambiental. Ela mencionou que o Cristalino Lodge, lar de cerca de 600 espécies de aves, incluindo a recém-descoberta Torom-de-Alta-Floresta, é hoje uma referência nacional e internacional para observadores de aves, inspirando outros empreendedores e amantes da natureza.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.