Mais de 180 jovens prestam Juramento à Bandeira nesta sexta-feira (07)

No mês de dezembro haverá mais uma cerimônia de juramento

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

mais de 180 jovens prestam juramento a bandeira nesta sexta feira 07
Ascom Prefeitura/

Nesta sexta-feira (07), ocorreu mais uma Cerimônia de Juramento à Bandeira, com a participação de 188 jovens que receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI). Essa foi a segunda cerimônia realizada no ano de 2023.

Autoridades, jovens e alguns pais acompanharam o momento, marcado também pela presença de militares, que no ato, representaram as Forças Armadas Brasileiras. “É muito emocionante este momento, espero que cada um deles siga sempre o caminho do bem. E aqueles que escolherem servir a Pátria, que vão, não tenham medo e não desistam”, comenta a avó do jovem Gabriel Murai, dona Eduarda Ferreira Lemes.

“Quando o país precisar deles, eles deverão estar prontos para servir a Pátria. Nós estamos fazendo essa cerimônia três vezes ao ano e é um ato muito positivo, mais 188 jovens com Certificado de Dispensa de Incorporação”, comenta o secretário de Segurança Pública, Cel Cunha.

Como no município não há Quartel do Exército, a PM faz o procedimento de Juramento à Bandeira neste momento, com ato cívico. “Se algum deles ainda sonha em ser militar, temos os concursos, temos as Polícias Militares, as Agulhas Negras, o Corpo de Bombeiros. Então, eles ainda podem buscar este sonho, respeitando os concursos”, acrescenta o Comandante da Polícia Militar, Ten. Cel. Secchi.

[Continua depois da Publicidade]

Todos os jovens brasileiros, ao completarem 18 anos, obrigatoriamente devem se alistar, indo até a Junta Militar do seu município para cumprirem com os trâmites de Juramento à Bandeira e recebimento do CDI.
É necessário estar munido de documento de identificação (RG), certidão de nascimento, foto 3×4 e um comprovante de endereço. O alistamento online foi de janeiro até o dia 30 de junho. A partir de agora, o alistamento será apenas presencialmente e inclui a Classe 2005 e anos anteriores.

“Eles agora estão preparados para a vida, o mercado de trabalho, o cotidiano mesmo”, explica a responsável pela Junta Militar, Mayara Regina Lima de Souza. Para este ano, segundo ela, haverá mais uma cerimônia de Juramento à Bandeira, marcada para o dia 08 de dezembro.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.