21.3 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 17 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Vaz assina decreto estabelecendo ações de prevenção ao Coronavírus em Lucas do...

Vaz assina decreto estabelecendo ações de prevenção ao Coronavírus em Lucas do Rio Verde

O Decreto nº 5.258/2021 também reforça protocolos de saúde e normas sanitárias
Por CenárioMT/Ascom Prefeitura - Carolina Matter

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, publicou, ontem sexta-feira (08), um novo decreto municipal que estabelece ações de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) no atendimento ao público do comércio, prestadores de serviço e outras atividades. As medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro.

Conforme o documento, permanece autorizado o desenvolvimento das atividades desde que obedecidas as condições:

– prática e competição de esportes coletivos, parques, museus e teatros, cinemas, respeitado o limite de público correspondente a 70% da capacidade máxima do local ou evento, observado o espaçamento de 1,5 m entre os assentos;

– bares, restaurantes, shows, casas noturnas e congêneres, respeitado o limite de público sentado, correspondente a 70% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 m entre as mesas;

– nos demais locais, deverá ser respeitada a capacidade de até 70% do ambiente, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 m entre pessoas.

Eventos e estabelecimentos devem observar os protocolos de saúde e as normas sanitárias, tais como: medição da temperatura corporal; distanciamento mínimo necessário entre as pessoas; utilização de máscaras; proibição de utilização de brinquedos e de atividades coletivas; assepsia dos utensílios e produtos ofertados no estabelecimento; disponibilização de materiais de higienização (álcool 70% e/ou água e sabão); e limpeza e desinfecção do local antes e após a realização de cada evento/sessão.

Mercados, supermercados, hipermercados, açougues, padarias e estabelecimentos similares permanecem autorizados a desenvolver suas atividades, devendo para tanto obedecer ao contido no decreto.

Para realização de eventos, mesmo que em comércios, tais como, campeonatos, promoções, bailes, jantares, jantares dançantes, coquetéis, dentre outros, é preciso comunicar a Vigilância Sanitária, com antecedência de cinco dias úteis. A comunicação deverá ser realizada mediante formulário, conforme modelo, e enviada para o e-mail: [email protected].

Em caso de descumprimento das medidas, será feita notificação para regularização do estabelecimento e, em casos de reincidência, será aplicada multa e poderá ocorrer a suspensão das atividades.

Registrado mais um óbito com resultado positivo para Covid-19 em Lucas do Rio Verde



- Publicidade -

Últimas