11.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESenai realiza pesquisa e pode ampliar oferta de cursos em Lucas do...

Senai realiza pesquisa e pode ampliar oferta de cursos em Lucas do Rio Verde

Instituição direcionou link para diversas pessoas no município, buscando conhecer o interesse pelos cursos ofertados e com a possibilidade de ampliar a oferta
CenárioMT

A unidade do Senai de Lucas do Rio Verde está realizando uma pesquisa online. Ela é voltada a moradores de Lucas do Rio Verde e municípios vizinhos. A intenção é descobrir os interesses em relação aos cursos ofertados na unidade.

A pesquisa está disponível no link (https://forms.gle/LYTBwGMc3V1wNE1R9) e lista 22 cursos divididos em seis categorias: Alimentos e Bebidas, Vestuário, Gestão, Segurança do Trabalho, Energia GTD e Metalmecânica – Mecânica.

O pesquisado pode indicar até três opções de cursos para iniciar em 2022. Caso o curso pretendido não esteja nesta grade, a instituição solicita que o interessado faça a sugestão no formulário que foi disponibilizado.

A gerente da unidade em Lucas do Rio Verde, Rafaela Holz, explica que o SENAI completou dois anos de existência no município esse ano. “E a gente lançou essa pesquisa com o intuito de conhecer as necessidades da população aqui de Lucas. Às vezes tem pessoas que tem interesse em alguma área”, destacou. “A gente quer entender e saber o que a população de Lucas está querendo estudar, buscar, se qualificar. Com isso, montar o planejamento do ano que vem pra gente trazer esses cursos, atender essa necessidade do nosso município”, acrescentou.

A pesquisa pode ser respondida ao longo de dezembro. Quando a unidade retomar as atividades no início de janeiro, a equipe vai compilar as informações e definir a possibilidade de ampliar a grade de cursos. “A gente vai analisar a demanda da população, ver o que a gente consegue trazer”, reforçou.

2021 positivo

Apesar da problemática envolvendo o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a avaliação foi positiva. Rafaela Holz cita que as medidas de biossegurança afetaram diretamente a realização dos cursos no período noturno. “Nós tivemos que respeitar todos os decretos, tanto o municipal e estadual”, observou.

Dentro do que era possível, a instituição manteve cursos no formato EAD. Segundo Rafaela, alguns cursos funcionam à distancia, decisão tomada para não paralisar totalmente as atividades. “Os cursos que eram presenciais, infelizmente tivemos que suspender”, lamentou.

Apesar das dificuldades, a avaliação é positiva. “Não foi um ano ruim. Foi melhor do que o ano passado. O número de nossos atendimentos foi maior do que o do ano passado”, pontuou. “As pessoas buscaram conhecimento, teve muito curso EAD. A gente vai fechar com 2,7 mil matrículas, capacitações que foram realizadas dentro da instituição”.

Diante deste cenário positivo, a expectativa pra 2022 é otimista. O novo ano deve começar com novidades. “A gente vê que a nossa região, principalmente depois do lançamento do entroncamento ferroviário, que os olhos estarão voltados pra cá. A gente sabe que a capacitação hoje é um diferencial e exige muito hoje em dia que a população se qualifique”, observou.

Diante da boa perspectiva de desenvolvimento e da necessidade de qualificação da mão de obra, Rafaela espera que o SENAI seja um canal para atender essa demanda. Segundo a gerente da unidade, com a concretização do projeto ferroviário, a tendência é a vinda de empresas e indústrias. Isso influenciará na necessidade de qualificação. “Então é isso que o SENAI quer qualificar agora pra que quando chegar essa oportunidade a pessoa já está pronta, a população tem que estar pronta pra receber essa oportunidade. É com essa visão que o SENAI quer entrar em 2022”, projeta.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Trânsito inicia intervenções em travessias de escolas em Lucas do Rio Verde
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Saúde alerta baixa procura na vacinação contra gripe e sarampo por parte dos grupos prioritários
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Programa Criança Feliz de Lucas do Rio Verde leva alegria para famílias no mês das mães
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Atletas luverdenses integram equipe campeã em torneio nacional de vôlei
maio 18, 2022