Saúde de Lucas do Rio Verde desenvolve projeto de educação permanente para servidores da Atenção Básica

As oficinas de capacitação serão realizadas durante todo o ano

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Para fortalecer as práticas do trabalho e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Básica/Primária, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está desenvolvendo um projeto de educação permanente. As ações do Projeto de Intervenção in Loco (PIL) serão desenvolvidas durante todo o ano em conjunto com a Escola de Saúde Pública Municipal.

A proposta é implementar atividades que visam aprimorar a organização da equipe interprofissional, no processo de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento em geral e no cumprimento dos indicadores municipais e do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.

[Continua depois da Publicidade]

O cronograma de atividades voltadas aos servidores dos PSFs foi elaborado a partir de temas pré-definidos, como pré-natal, hipertensão e diabetes, e dividido em etapas para contemplar atividades dentro e fora das unidades.

“Nas oficinas, os servidores estão tendo a oportunidade de desenvolver conhecimentos e adquirir diversas habilidades técnicas e humanas, necessárias ao exercício de suas atividades. É um aperfeiçoamento dos servidores nas atividades específicas dos cargos e como integrantes das equipes interprofissionais. As oficinas serão importantes também para a troca de experiências e compartilhamento de técnicas, onde todos poderão ensinar e aprender”, explica a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi

[Continua depois da Publicidade]

Para a realização das atividades, a Secretaria levou em conta o cronograma (anexo) dos dias que cada PSF já tem reunião de equipe, mantendo o atendimento ao público normal nas unidades nos demais dias da semana.

Até o momento, duas oficinas foram realizadas. A primeira com orientações sobre o projeto de educação permanente, propostas das capacitações e temáticas a serem trabalhadas, apresentada pela equipe multidisciplinar do projeto.

A segunda oficina abordou ética profissional, comunicação assertiva, acolhimento e empatia, tendo como facilitadores o psicólogo Rhandal Henrique e a equipe da Controladoria Interna Municipal.

Durante o mês de maio, os servidores terão mais duas oficinas, para estudar sobre triagem, semiologia, prontuário e cadastro do usuário, além de atividades práticas sobre todos os processos que envolvem o pré-natal, tema que também deve ser abordado em um simpósio previsto para junho.

A partir de julho, a Secretaria de Saúde dará início ao segundo módulo do Projeto de Intervenção in Loco, com atividades e abordagens sobre hipertensão arterial sistêmica, incluindo a realização de quatro oficinas e o segundo simpósio do PIL.

Para o terceiro módulo, a partir de outubro, os trabalhos terão como tema a diabetes, com estudos e práticas e o terceiro simpósio previsto para dezembro.

Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs, como encontro de gestantes, grupo de hipertensos e de diabéticos, entre outras atividades.

Visitas domiciliares levam atendimento de saúde humanizado para pacientes em Lucas do Rio Verde

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.