29.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELançamento de foguetes elaborados por alunos marca 1ª Mostra Municipal de Lucas...

Lançamento de foguetes elaborados por alunos marca 1ª Mostra Municipal de Lucas do Rio Verde

Competição envolveu toda a rede municipal de ensino da cidade
Redação CenárioMT com Assessoria

A manhã ensolarada desta sexta-feira (06) foi o cenário perfeito para a 1ª Mostra Municipal de Foguetes, promovida pelos docentes das escolas públicas de Lucas do Rio Verde. Alunos do 1° ao 9° ano aprenderam a construir e lançar foguetes em sala de aula para participar da competição. Antes, os professores participaram de uma capacitação para ensinar os estudantes.

A animação das equipes era nítida para quem passava pelo Estádio Passo das Emas, local apropriado para o lançamento dos projéteis, já que a competição se baseava em quem lançasse o mais distante possível.

O cerimonial de abertura contou com a presença da primeira-dama Janice Ribeiro, representando o prefeito Miguel Vaz, secretária de Educação Elaine Lovatel, coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, João Batista Garcia Canalle, presidente do Conselho Municipal de Educação, Isac Justino Ribeiro, e a presidente do Sintep de Lucas do Rio Verde, Tânia Jorra.

“É muito satisfatório observar a alegria dos alunos. Após os professores terem se capacitado, passaram todo o conhecimento adquirido para os alunos para que este momento esteja acontecendo. Tenho certeza que para as escolas é muito importante principalmente para o crescimento de cada aluno”, elogiou a primeira-dama Janice Ribeiro.

“Está sendo uma experiência diferente e inovadora para a rede municipal. Temos mais de mil alunos para a competição, de uma seleção de 5 mil. É um momento também de expectativas, afinal de contas, são mais de 600 equipes que vão fazer o lançamento dos seus foguetes. O evento só está sendo possível acontecer porque os professores das escolas abraçaram a ideia, perceberam a importância e quiseram colocar isso em prática”, destacou a secretária Elaine Lovatel.

As equipes foram divididas por nivelamento: Nível 1, 2 e 3. O primeiro nível envolveu os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. O segundo, estudantes do 4° ao 5° ano. E o terceiro, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental anos finais.

Para o Nível 1, os foguetes para a competição foram construídos por canudos de plástico, utilizados para bebidas, que eram lançados à base de impulso de ar comprimido. Já na competição da segunda categoria, foguetes que são presos por uma base, feitos de tubos e lançados por impulso com base de pressurização. Os alunos do 6° ao 9° ano, trabalharam com foguetes feitos de garrafas pet de 500 ml a 2 litros. Todo o processo de pressurização dos projéteis foi por água.

O prêmio para os ganhadores foram troféus e medalhas. A equipe campeã pelo Nível 3 foi a Explosão Fredolino, da Escola Fredolino Vieira Barros, da comunidade de Groslândia.Victor Kauã Silva Lima faz parte da equipe e ficou muito feliz. “Quero agradecer aos professores que nos ajudaram com nosso projeto e foi uma experiência muito legal. Foi um preparo que precisou de muita pesquisa, concentração e força de vontade”, relata Victor.

De acordo com Secretaria de Educação, o plano para 2023 é abranger a Mostra Municipal de Foguetes envolvendo as demais redes de ensino, além dos municípios da região.

Mostra de Foguetes reúne quase mil equipes em Lucas do Rio Verde

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

FILAS LONGAS
Demora no atendimento a luverdenses por agência bancária repercute na Câmara de Vereadores
maio 23, 2022
Lucas do Rio Verde
Município viabiliza formação para Guarda Municipal em São Paulo
maio 23, 2022
Lucas do Rio Verde
Maio Amarelo já percorreu ruas, bares e instituições de ensino de Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022
TRÂNSITO
Caminhão tomba em rotatória em Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022