23.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESaúde de Lucas do Rio Verde desenvolve projeto de educação permanente para...

Saúde de Lucas do Rio Verde desenvolve projeto de educação permanente para servidores da Atenção Básica

As oficinas de capacitação serão realizadas durante todo o ano
Redação CenárioMT com Assessoria

Para fortalecer as práticas do trabalho e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Básica/Primária, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está desenvolvendo um projeto de educação permanente. As ações do Projeto de Intervenção in Loco (PIL) serão desenvolvidas durante todo o ano em conjunto com a Escola de Saúde Pública Municipal.

A proposta é implementar atividades que visam aprimorar a organização da equipe interprofissional, no processo de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento em geral e no cumprimento dos indicadores municipais e do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.

O cronograma de atividades voltadas aos servidores dos PSFs foi elaborado a partir de temas pré-definidos, como pré-natal, hipertensão e diabetes, e dividido em etapas para contemplar atividades dentro e fora das unidades.

“Nas oficinas, os servidores estão tendo a oportunidade de desenvolver conhecimentos e adquirir diversas habilidades técnicas e humanas, necessárias ao exercício de suas atividades. É um aperfeiçoamento dos servidores nas atividades específicas dos cargos e como integrantes das equipes interprofissionais. As oficinas serão importantes também para a troca de experiências e compartilhamento de técnicas, onde todos poderão ensinar e aprender”, explica a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi

Para a realização das atividades, a Secretaria levou em conta o cronograma (anexo) dos dias que cada PSF já tem reunião de equipe, mantendo o atendimento ao público normal nas unidades nos demais dias da semana.

Até o momento, duas oficinas foram realizadas. A primeira com orientações sobre o projeto de educação permanente, propostas das capacitações e temáticas a serem trabalhadas, apresentada pela equipe multidisciplinar do projeto.

A segunda oficina abordou ética profissional, comunicação assertiva, acolhimento e empatia, tendo como facilitadores o psicólogo Rhandal Henrique e a equipe da Controladoria Interna Municipal.

Durante o mês de maio, os servidores terão mais duas oficinas, para estudar sobre triagem, semiologia, prontuário e cadastro do usuário, além de atividades práticas sobre todos os processos que envolvem o pré-natal, tema que também deve ser abordado em um simpósio previsto para junho.

A partir de julho, a Secretaria de Saúde dará início ao segundo módulo do Projeto de Intervenção in Loco, com atividades e abordagens sobre hipertensão arterial sistêmica, incluindo a realização de quatro oficinas e o segundo simpósio do PIL.

Para o terceiro módulo, a partir de outubro, os trabalhos terão como tema a diabetes, com estudos e práticas e o terceiro simpósio previsto para dezembro.

Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs, como encontro de gestantes, grupo de hipertensos e de diabéticos, entre outras atividades.

Visitas domiciliares levam atendimento de saúde humanizado para pacientes em Lucas do Rio Verde

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Procon orienta estabelecimentos sobre preços expostos em vitrine
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Idosos acima de 60 anos já podem tomar a 4ª dose contra Covid
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será neste sábado (21)
maio 19, 2022
ELES CHEGARAM
Expodinos começa hoje na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde
maio 19, 2022