Cerca de 1.770 alunos, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, de treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde, participam da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro. A prova é um importante instrumento para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e a qualidade da educação básica do município, influenciando diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Iniciamos, nesta semana, as avaliações do Saeb. Essa é uma das avaliações mais esperadas pelas unidades escolares, pois é por meio dela que os alunos demonstram o conhecimento adquirido ao longo de cada ciclo. Quero aproveitar para agradecer a todos os nossos profissionais da Educação, que se empenharam em desenvolver um trabalho diferenciado, oferecendo as melhores condições para que os estudantes realizem a prova da melhor forma possível. Estamos otimistas em elevar o nosso índice do Ideb, que já é um dos segundos melhores de Mato Grosso”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Ao longo de todo o ano, os alunos foram preparados para o momento das avaliações externas, incluindo o Saeb, por meio do projeto municipal Ação Ideb, promovido pela Secretaria de Educação. Este consistiu na aplicação de quatro simulados de Língua Portuguesa e Matemática, que permitiu a análise do desempenho dos estudantes e a definição de estratégias pedagógicas para o aprimoramento das aprendizagens.
Também foram realizados, de forma inédita, dois aulões, nomeados como “Ação Ideb 2025 – Calculando a Gramática”, com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que buscou revisar os conteúdos das disciplinas com uma abordagem dinâmica e motivar os estudantes.
“Durante o ano, realizamos diversas ações para preparar nossos alunos para o Saeb: simulados para familiarizá-los com a prova, aulas de reforço para revisar conteúdos e vídeos motivacionais nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Também conversamos em sala sobre a importância da avaliação. Nosso foco foi unir preparação e incentivo, para que cada aluno se sentisse confiante no dia da prova”, relatou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Joice M. Munhak, Janaína Franceschi.
Yasmin Silva é aluna do 5º ano da Escola Joice e diz estar confiante para a avaliação. “Eu estou muito empolgada para a prova do Saeb. A gente vem treinando o ano inteiro e, hoje, estou bem preparada para fazer a avaliação”.
A gestão municipal demonstra otimismo em relação aos resultados do Saeb e acredita no potencial dos estudantes da rede. O desempenho dos alunos reflete o comprometimento dos profissionais de educação que trabalharam com dedicação e planejamento ao longo do ano.
Cronograma da aplicação do Saeb na rede municipal:
28/10 – Escola Municipal Olavo Bilac e Luiz Carlos Ceconello
03/11 – Escola Municipal Cora Coralina, Prof° Marcelino E. Dutra, Profª Joice M. Munhak e São Cristóvão
04/11 – Escola Municipal Caminho Para o Futuro e Érico Veríssimo
05/11 – Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós e Menino Deus
06/11 – Escola Municipal Cecília Meireles e Vinícius de Moraes

















