SAAE lança cartilha educativa que será distribuída a alunos da rede de ensino em Lucas do Rio Verde

São 3 mil exemplares que buscam conscientizar sobre o uso consciente da água em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

20230331 091901 scaled

Foi lançada nesta sexta-feira (31) a cartilha educativa ‘Água é nossa responsabilidade cuidar’. A iniciativa é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde. A autarquia tem como parceiros a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Cooperativa Sicredi.

O material lúdico é visto como essencial para levar alunos da rede municipal a refletir sobre a importância da água, bem indispensável para a vida.

São cerca de 3 mil exemplares que serão distribuídos na rede municipal de ensino. A secretária de Educação, Elaine Lovatel, elogiou o conteúdo produzido pela equipe do SAAE. “É um material didático e isso faz efeito, porque aqui tem e exemplifica para os nossos alunos, inclusive as questões mais básicas”, assinalou.

“Pra nós é um projeto muito importante, pois sabemos que a água é vida, e com esse projeto podemos desenvolver ainda mais o conhecimento e a cultura dentro da nossa escola, observou Fernanda Jordão, professora escola Cecilia Meireles.

20230331 091312 scaled

[Continua depois da Publicidade]

Ação permanente

A necessidade de que a campanha seja permanente foi defendida pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes. Ele lembrou que ações de conscientização, como campanhas de combate ao tabagismo, surtiram efeito após ações permanentes. Por isso os números de consumo de produtos do gênero foram reduzidos sensivelmente após essas campanhas.

“Acredito que as campanhas, para terem efeito, devam ser duradouras, ao longo dos 365 dias do ano. Desta forma vamos atingir aquilo que nós objetivamos”, aposta.

Outro ponto citado para que os objetivos sejam alcançados é relacionado a parcerias. O prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, citou as parcerias entre Prefeitura e Câmara Municipal e com o próprio SAAE e a cooperativa de crédito que ajudou a viabilizar a produção do material gráfico que será distribuído aos alunos luverdenses.

“A gente que a Prefeitura, o SAAE, a gente tem uma ‘perna’, mas ela não alcança tudo que é necessário. E quando você encontra parceiros prontos pra ajudar, pra acreditar nos projetos isso auxilia muito e faz com que a gente possa avançar rapidamente, principalmente em temas tão sensíveis como a água”, apontou.

Formas de disseminar informações

O diretor do SAAE, Maurício Fossati, disse que o objetivo da autarquia é usar todas as formas possíveis para disseminar informações sobre a conscientização ambiental. Ao longo do mês de março foram desenvolvidas ações nas escolas, buscando trabalhar conteúdo com crianças e adolescentes. Agora, com o lançamento do material gráfico, o SAAE e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente buscam massificar informações que podem trazer bons frutos futuramente.

“A gente que a melhor forma pra entrar nas casas dos luverdenses é por meio das crianças”, ressaltou Fossati. “Conseguimos fazer esse trabalho lindo, que a gente pretende fazer durante o ano e ainda levar, no ano que vem, ainda com mais força”, ressaltou.

Outras ações desenvolvidas em março foram as Corridas Kid e de Preservação da Água.

20230331 094311 scaled

O lançamento das cartilhas contou ainda com uma apresentação teatral com a Cia Cena Um, num espetáculo bem didático sobre a necessidade do uso racional da água.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.