Saae alerta para descarte irregular de materiais na tubulação de esgoto

Bairros com maior incidência de entupimento da rede são Jaime Seiti Fujii, Parque das Américas, Vida Nova e Tessele Junior

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Divulgação

Com o período das chuvas, os trabalhos da limpeza da tubulação de esgoto de Lucas do Rio Verde têm se intensificado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae. Entretanto, a autarquia alerta para o descarte de materiais irregulares que causam a obstrução da rede.

Segundo o Saae, o bom uso é fundamental para que a própria população não tenha problemas futuros. Com o entupimento da tubulação em determinada região, por exemplo, há o vazamento do esgoto nas vias públicas, causando mau cheiro ou até mesmo retorno da água suja para dentro da casa do munícipe.

[Continua depois da Publicidade]

Os itens encontrados na tubulação incluem brinquedos, garrafas pet e pedaços de madeira, pedras e concreto. Alguns itens “pequenos” também são comumente encontrados durante os trabalhos de desentupimento, como preservativos, cotonetes, fio dental e papel higiênico.

Vale ressaltar que o óleo de cozinha, se despejado na pia ou ralos, também causa o entupimento da tubulação. “Se você joga o óleo da cozinha no seu ralo, você acha que o problema não vai ser seu, mas é um sistema compartilhado, se tem várias pessoas que não fazem uma boa utilização vai ocasionar a obstrução”, explicou o coordenador do departamento de esgoto, Edemilson Souza.

[Continua depois da Publicidade]

Neste momento o Saae realiza a limpeza considerada mais urgente na rede e conta com atitudes preventivas dos moradores. Os bairros com maior incidência de entupimento da rede são Jaime Seiti Fujii, Parque das Américas, Vida Nova e o Tessele Junior.

“Muitas vezes é preciso abrir asfalto e calçada, então é um grande transtorno. A gente faz a limpeza com o caminhão hidrojato, com uma mangueira de alta pressão, mas muitas vezes também é preciso fazer manual. Já encontramos até cachorro morto dentro da rede, edredom, travesseiro, bicicleta, etc. A gente sempre orienta os moradores para não jogar nada ali dentro”, ressaltou o coordenador.

Os munícipes que precisarem do atendimento da equipe de desentupimento da rede podem acionar pelos telefones 115 e (65) 3549-7700 ou no telefone do plantão (65) 99339-2419 (whatsapp ou ligação).

Manutenção dos bueiros 

A manutenção e limpeza dos bueiros ou bocas de lobo fica por conta da Secretaria de Infraestrutura e Obras, que, além da limpeza, também se encarrega pelos reparos necessários, como quando veículos acabam danificando a estrutura.

O trabalho terceirizado realizado pelas empresas que atendem o Cronograma de Limpeza Urbana auxilia na manutenção dos bueiros também, já que elas ficam responsáveis por fazer a varrição de folhas das árvores de vias públicas, além das podas de grama. Esse trabalho evita que a água da chuva leve os resíduos para dentro das bocas de lobo.

Caso o munícipe se depare com alguém jogando algo irregular dentro da boca de lobo, pode entrar em contato para fazer denúncias pelo telefone (65) 3549-7176 ou na Ouvidoria 0800 646 4004 e (65) 99256-0182.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.