22.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDERotas do transporte coletivo são percorridas para analisar melhorias e experiência do...

Rotas do transporte coletivo são percorridas para analisar melhorias e experiência do usuário

Servidores da Secretaria de Planejamento e Cidade realizaram levantamento nas linhas de ônibus de Lucas do Rio Verde
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Tornar a cidade cada vez mais colaborativa e com crescimento organizado são alguns dos desafios da Secretaria de Planejamento e Cidade. Servidores da pasta realizaram, na última semana, a rota de linhas do transporte coletivo de Lucas do Rio Verde para verificar de perto quais são as melhorias necessárias e como tem sido a experiência do usuário.

A equipe realizou o trajeto das principais linhas de ônibus da cidade, são elas: 400, 500 e 600, para levantar dados e identificar como aprimorar a integração desse transporte, inclusive com outros modais. Participaram do estudo os analistas Luiz Antônio Fortunato e Welder Maciel, junto aos arquitetos e urbanistas Danilo Messias e Isabela Godoy.

De acordo com a secretaria, o formato dos trabalhos realizados se desenvolve da junção da análise de indicadores e do levantamento in loco, assim como foi feito na avaliação das cicloestruturas viárias da cidade recentemente, que devem passar por revitalização ainda nesse ano.

Os urbanistas explicam que, para propor melhorias urbanas, se deve atrelar os conhecimentos teóricos com a experiência pela ótica dos usuários dos equipamentos e transportes públicos, sendo este um princípio do urbanismo, também chamado de “viver a cidade”.

Para a servidora Isabela Godoy, especialista em desenvolvimento urbano, o intuito é aprimorar o uso dos espaços do município luverdense, considerando que as vias são um dos recursos mais importantes em uma cidade.

“É essencial existir uma distribuição igualitária do espaço público utilizado, sobretudo por pedestres, ciclistas e pelo transporte público. O arquiteto Jan Gehl preconiza que as cidades podem ser melhores, se pensadas para aqueles que as criaram, as pessoas, sendo essencial a promoção de integração das políticas públicas de transporte para desenvolver uma cidade mais inclusiva e acessível”, disse a arquiteta Isabela.

“Podemos alcançar mais igualdade se o transporte público se tornar acessível e eficiente, expandindo, por exemplo, a cobertura desse sistema de transporte, garantindo a integração dos ônibus com outros modos de locomoção. Desta forma, haverá a possibilidade de percorrer distâncias maiores a pé ou de bicicleta”, completou o analista Welder.

O secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, também avalia a mobilidade urbana como essencial para a saúde dos cidadãos e o bom funcionamento da cidade, por isso é importante aperfeiçoar o serviço disponibilizado pelo transporte público coletivo, para que cada vez mais pessoas o utilizem.

“O transporte público deve ser cada vez mais confortável e oferecer confiabilidade e dignidade ao usuário, isso é fundamental. A partir das soluções de mobilidade urbana é possível oferecer maior qualidade de vida na cidade”, acrescentou Welligton.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,351FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022