PSF’s atenderão em horário estendido nesta quarta-feira para atualização de vacinas

Nove unidades funcionarão as 17h às 20h30 aplicando vacinas contra a gripe, covid e de rotinas

Fonte: CenárioMT

cidade de sp comeca a vacinar maiores de 50 anos com dose bivalente scaled
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Nove unidades de saúde atenderão em horário estendido nesta quarta-feira (24) em Lucas do Rio Verde. Os PSF’s atenderão para aplicação de vacinas das 17h às 20h30. As unidades que atenderão estão localizadas nos bairros Rio Verde, Menino Deus, Alvorada, Primaveras, Bandeirantes, Cerrado, Parque das Américas, Jardim Amazônia e Vida Nova.

Serão aplicadas vacinas contra a gripe, covid e vacinas de rotina. A vacina contra a gripe está disponível para toda a população com idade acima de 6 meses. Já a vacina contra a covid19 poderá ser aplicada em crianças a partir de 3 anos de idade. A bivalente será aplicada em pessoas acima de 18 anos e grupos prioritários e também em adolescentes de 12 a 17 anos que estão em grupos prioritários. Além disso, os profissionais aplicarão as vacinas de rotina para todos os públicos, de bebês a idosos.

As pessoas que apresentarem sintomas gripais, a gente pede para a pessoa aguardar a melhora dos sintomas. Não há um tempo exato, mas se a pessoa está com estado febril, com um estado infeccioso, é importante aguardar a melhora dos sintomas para daí então receber a vacina”, orientou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann.

Abaixo da meta

A baixa procura por parte dos grupos prioritários na campanha de vacinação foi um dos motivos para que a Secretaria de Saúde ampliasse o horário de atendimento nos PSF’s.

[Continua depois da Publicidade]

No caso da vacina da gripe, a meta do município é vacinar 16,7 mil pessoas dos grupos prioritários. Mas apenas 40% da meta, cerca de 7,2 mil pessoas haviam sido imunizadas até o início da semana.

Nos preocupamos principalmente com as crianças até 5 anos, com as gestantes, as puérperas, aquelas mulheres que acabaram de ter bebê, com os idosos, que são as pessoas mais vulneráveis a ter complicações da gripe. Nós temos o vírus circulando, temos internações por esse motivo e a vacina está disponível”, alerta a coordenadora.

Claudia Engelmann reforça o convite para que as pessoas aproveitem o horário estendido, pois foi definido para atender as pessoas que não conseguem ir aos PSF’s durante o horário comercial. “Disponibilizamos esse horário estendido para facilitar para as pessoas receberem as vacinas. Então aproveitem a oportunidade desse horário noturno, esse horário diferenciado e compareça essa uma dessas nove unidades”.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.