Projetos sobre Transporte Coletivo em Lucas do Rio Verde devem ser votados na segunda (25)

Fonte: CenárioMT

passageiro paga passagem em onibus urbano
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Wellington Souto, esteve presente na Câmara de Vereadores para esclarecer três projetos enviados pelo Poder Executivo, todos relacionados ao transporte coletivo de passageiros em Lucas do Rio Verde. Confirmado pelo presidente em exercício, vereador Daltro Figur, os projetos serão votados na próxima sessão ordinária, marcada para segunda-feira (25).

Um dos projetos autoriza o município a ceder uma área pública para a empresa que vencer a concessão do transporte coletivo, visando reduzir os custos das passagens para os usuários. A cessão de uso do terreno, por 12 anos, com possibilidade de ampliação por mais 10 anos, exige também um investimento mínimo de R$ 1,5 milhão por parte da concessionária. O segundo projeto estabelece a regulamentação dos fretamentos, enquanto o terceiro autoriza o município a subsidiar as tarifas do transporte coletivo.

Durante a reunião, também foram discutidos detalhes sobre as ações necessárias para a nova concessão do transporte coletivo. Os projetos visam organizar os fretamentos e subsidiar as tarifas para garantir o equilíbrio financeiro do serviço. Representantes do Legislativo, além de membros do departamento jurídico e da Prefeitura, participaram do encontro.

A audiência pública realizada em fevereiro deste ano também teve papel fundamental nas discussões sobre a nova concessão. Na ocasião, o diagnóstico feito pela Memphis Engenharia, contratada pela Prefeitura, foi apresentado, proporcionando esclarecimentos aos vereadores e demais participantes.

[Continua depois da Publicidade]

Os parlamentares têm acompanhado de perto as tratativas para a nova concessão desde o ano passado, quando a prorrogação do contrato com a atual concessionária, a Viação Lucas, foi aprovada por um ano. Esta medida permitiu a realização do estudo para definir os rumos da nova concessão.

Com os projetos em pauta e a busca por melhorias no sistema de transporte coletivo, espera-se que as medidas propostas beneficiem os usuários, proporcionando serviços mais eficientes e acessíveis para toda a população de Lucas do Rio Verde.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.