Projeto que impede restrições a clubes de tiros em Lucas do Rio Verde é sancionado

Fonte: CenárioMT com Assessoria

fotos bancoimagens 1483

A Prefeitura sancionou e colocou em vigor a lei que impede restrições a clubes de tiros em Lucas do Rio Verde. A norma invalida, no município, trechos de um decreto assinado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado.

O projeto foi apresentado pelo vereador Wlad Mesquita e retira a imposição de um limite de distância entre clubes de tiros e instituições de ensino. Além disso, estabelece que o horário de funcionamento das entidades será definido pelo Poder Executivo municipal.

Conforme o decreto de Lula, os clubes de tiro não podem mais ficar a uma distância inferior a um quilômetro de unidades educacionais, públicas ou privadas. Além disso, o presidente também impôs um horário de funcionamento para as associações, entre as 6h e 22h. A norma vale para a concessão de registro de novos clubes de tiro, porém, os que já estiverem em funcionamento deverão se adequar em 18 meses.

Ao propor o projeto, o vereador destacou que as restrições contidas no decreto assinado pelo presidente são prerrogativas do município. Ele também justificou que a entidade de tiro desportivo se enquadra como instituição de ensino e que, portanto, diferenciar atividades que atuam no mesmo ramo ofende o princípio de liberdade econômica previsto na Constituição Federal.

[Continua depois da Publicidade]

“Fundamental destacar que os clubes de tiro são estabelecimentos de ensino do tiro desportivo, constituídos por espaços completamente fechados, sem acesso visual interno a partir do exterior e dotados de equipamentos de segurança, pois, aprovados pelo Exército Brasileiro”, destacou o parlamentar.

Ainda segundo Wlad, a prática de tiro esportivo tem atraído um número crescente de adeptos em Mato Grosso e contribui para a melhoria da habilidade física e técnica dos participantes, além de promover um senso de responsabilidade, disciplina e respeito pelas normas de segurança do esporte no município.

“Outro aspecto relevante a ser destacado é o estímulo ao turismo esportivo em Lucas do Rio Verde. Com a realização de eventos e competições locais, almejamos atrair atletas e entusiastas de distintas regiões, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e para a projeção de nosso município como um polo esportivo”, concluiu.

O Projeto de Lei nº 46 de 2023 foi aprovado em primeira e única votação, em dezembro do ano passado. Sancionado pelo Poder Executivo, tornou-se a Lei Municipal 3.614/2023.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.