11.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEProjeto prevê que agressor assuma custo de tratamento de animais vítimas de...

Projeto prevê que agressor assuma custo de tratamento de animais vítimas de maus tratos em Lucas

Proposta começou a tramitar na Câmara de Vereadores e deve ser levada a votação nos próximos dias
Por CenárioMT

Está em análise nas comissões internas da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, projeto que estabelece punição a pessoas acusadas de maus tratos de animais. Pela proposta, o agressor assume os custos das despesas decorrentes do tratamento veterinário.

O autor do projeto, vereador Wlad Mesquita, destaca que o objetivo da matéria é proteger e defender os animais de práticas de maus-tratos. Ele lembra que o crime de maus-tratos deixa sequelas geralmente muito graves nos animais, que precisam ser tratadas e curadas. Wlad cita que, dessa forma, é importante também que o sujeito ativo de tal conduta ilícita seja responsável por reparar os danos causados ao animal.

“Existem pessoas extremamente engajadas nas causas animais. Tem a Alpatas, a SOS, Quatro Patas, existem várias pessoas que estão engajadas em atender esses animais que sofrem maus tratos diariamente e isso é um custo muito alto. Precisamos fazer que quem praticou esse crime seja devidamente responsabilizado financeiramente pelo tratamento desses pets”, assinalou.

A reportagem de CenárioMT manteve contato com voluntários da Alpatas. A entidade não atua mais no recolhimento de animais de rua. Atualmente estão abrigados 152 cães e 80 gatos. O custo com medicação e veterinário, transporte para clínica e o funcionário cuidador chega R$ 7 mil mensais. Os gastos computam vacinas, vermífugo, remédios controlados, cirurgias, fisioterapia, consulta simples e especializada, além de exames. Existem vários animais idosos que, segundo voluntários, o que acaba elevando as despesas e cuidados veterinários.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021