Essa semana mais sete escolas da rede municipal de ensino mostraram compromisso com o meio ambiente. Os estudantes arrecadaram centenas de litros de óleo usado em suas residências, material que foi repassado ao programa “De Olho no Óleo”.
O projeto de incentivo a coleta de óleo e não descarte do líquido na natureza foi expandido as escolas do município em 2024 e tem como foco evitar o descarte inadequado do óleo, que pode causar danos ao meio ambiente como a contaminação dos rios e solo e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção de projetos ambientais nas escolas com a venda do produto.
Só nesta semana foram coletados 659 litros de óleo em sete unidades: Escola Anjo da Guarda, Eça de Queiroz, Vinicius de Moraes, Balão Magico, Aquarela, Joice Martinelli Munhak e Escola Girassol. O material recolhido em Lucas do Rio Verde vira biocombustível.
Na escola Joice Martineli Munhak, a campanha de arrecadação de óleo começou este ano, com a implantação do Programa Lucas +Sustentável Lixo Zero e o resultado já é satisfatório. “Foi um processo em que a comunidade está participando. E até nós, enquanto coordenadores e gestores, achamos que foi um processo rápido, encheu o tambor de litros de óleo. Daqui um tempo nós vamos iniciar a questão da compostagem e a horta”, acrescentou Poliane Silva, coordenadora da escola.
A empresa responsável pela coleta do óleo usado nas escolas é a Agroindústria Sinop Óleo, que faz a coleta do produto em escolas e também em bares, restaurantes e lanchonetes de Lucas do Rio Verde. “Temos todas as escolas junto com o projeto e vem aumentando cada vez mais a demanda da coleta do óleo. Ele é destinado para a usina de biocombustível. Ele é transformado em biodiesel, não volta para o meio ambiente, não polui, é um combustível ecologicamente correto”, explicou o proprietário da empresa, Igor Arantes.
A coleta de óleo usado é realizada quando os recipientes das escolas atingem a quantidade mínima para recolhimento. A comunidade também pode participar armazenando o óleo em garrafas PET bem fechadas e entregando-o em uma das escolas municipais ou nos supermercados parceiros — Pasqualotto, Romancine, Delmoro e Primaveras. O uso de recipientes de vidro deve ser evitado, pois eles podem quebrar e causar acidentes.