Professores da rede municipal são selecionados a participar do 3º Prêmio Educador Transformador

Os projetos de cada categoria que conquistarem o 1º lugar se classificarão para a etapa nacional no Congresso Bett Brasil 2026

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

Mais uma vez, os professores de Lucas do Rio Verde terão a oportunidade de apresentar seus projetos inovadores de educação no 3º Prêmio Educador Transformador. Dos 19 luverdenses selecionados para participar da etapa estadual, 15 são professores da rede municipal. Essa iniciativa é uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare.

Com o tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros sustentáveis”, a premiação tem como objetivo principal mobilizar e conectar professores e gestores educacionais para a cocriação de projetos inovadores que visem o enfrentamento e a superação dos desafios presentes e futuros da educação. Essa é dividida em três categorias, sendo:

[Continua depois da Publicidade]

– Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas (exclusiva para professores);
– Gestão Educacional Transformadora (exclusiva para gestores educacionais);
– Inclusão e Sustentabilidade na Educação (categoria para professores e gestores).

“Gostaria de parabenizar os professores que tiveram a iniciativa de inscrever seus projetos no 3º Prêmio Educador Transformador. Contar com 15 educadores da rede municipal demonstra o trabalho sério e comprometido desenvolvido em nossas unidades escolares. Como Secretaria, estamos na torcida para que os projetos luverdenses se classifiquem para a etapa nacional”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

[Continua depois da Publicidade]

Entre 1º de outubro e 20 de dezembro, os professores participarão da etapa estadual por meio de jornadas online, estruturadas com base na abordagem do Design Thinking. As avaliações desta fase consistem em uma pesquisa aprofundada sobre o desafio que o projeto inovador busca superar, na exploração das possíveis soluções, nos testes práticos da ideia aprimorada e na elaboração detalhada da solução, seguida de seu teste em um contexto real.

Os participantes de cada categoria que conquistarem o pódio nesta etapa receberão certificado de participação, selo digital e troféu.

Além disso, os que alcançarem o primeiro lugar serão classificados para a etapa nacional e receberão um pacote completo para participar do Congresso Bett Brasil 2026, em São Paulo.
Segundo o cronograma, os 1º, 2º e 3º colocados da jornada estadual serão divulgados no site oficial do Prêmio no dia 16 de fevereiro de 2026. Já a etapa nacional será realizada entre 23 de fevereiro e 23 de abril de 2026.

A participação expressiva dos professores da rede municipal reforça o compromisso de Lucas do Rio Verde com a valorização da educação e a construção de um futuro mais inovador e sustentável. A expectativa é de que as experiências compartilhadas e os projetos desenvolvidos ao longo do prêmio inspirem práticas transformadoras em todo o país.

Confira os projetos inovadores desenvolvidos pelos professores da rede municipal:

Categoria Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas

• “Minha História” – Profª Cristiane Rosmeri Rohsler (E. M. São Cristóvão)

• Projeto de leitura na Educação Infantil “Cantando, contando e voando” – Profª Danildes Silva Carneiro (E. M. Fredolino Vieira Barros)

• Guardiões e guardiãs do saber – missão: aprender com encanto e coragem! – Profª Elisa Penhavel Marmos (E. M. Eça de Queirós)

• As letras que falam – Profª Jessica Fabrícia Santa (C.E.I. Pequeno Príncipe)

• Lixo Zero – Profª Kátia Cantão Mundim (E.M. Vinícius de Moraes)

• Pedagogias participativas na escola da primeira infância – Profª Larissa Carvalho Costa (C.E.I. Balão Mágico)

• Projeto lendo e aprendendo – a fruta que mais gosto e seus benefícios – Profª Maria Edvania dos Santos (E. M. Cecília Meireles)

• Brinquedos de estimulação neural – Profª Rosilaine da Silva Garcia (C.I.E.I. Anjo Gabriel)

• O ensinar lúdico e a criança protagonista – Profª Simone Pereira Ferreira Alencar (C.E.I. Aquarela)

Categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação

• Dog vision – um cão robótico para auxiliar pessoas com deficiência visual – Prof° Genivaldo Pereira Rocha (E.M. São Cristóvão)

Um amigo diferente, igual a gente – Profª Juliana Alexandretti Rodigheri (C.I.E.I. Anjo Gabriel)
• Tecnologia sustentável ao alcance de todos – Prof° Marcelo Wagner Verardi (E.M. Marcelino Espíndola Dutra)

• Sabor da infância – Profª Marcia Benedita da Silva (C.I.E.I. Anjo Gabriel)

• Adaptar avaliação de língua inglesa do sim com olhar para a inclusão e sustentabilidade – Profª Tânia Cristina Crivelin Jorra (E. M. Cecília Meireles)

• Ser árvore: sustentabilidade ambiental e poesia – Prof° Vagner Vainer Teixeira Braz – (C.I.E.I. Anjo Gabriel)

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: celsofnery@gmail.com .