20.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 02 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROProdutores rurais de Lucas do Rio Verde temem perda de até 15%...

Produtores rurais de Lucas do Rio Verde temem perda de até 15% da safra de milho

Estiagem severa registrada nos últimos dias é apontada como responsável pela quebra da segunda safra de milho na região
Texto por CenárioMT

A colheita da segunda safra de milho em Lucas do Rio Verde ainda não começou, mas os produtores rurais temem quebra da safra. As perdas podem chegar até 15% em relação a safra anterior.

Ouvido por CenárioMT, o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali, explica que a estiagem severa que Mato Grosso sofreu em abril é a responsável pelas perdas. “Foi pouca regularidade de chuva no período. E isso, em algumas regiões aqui no norte de Mato Grosso, vai provocar uma possível quebra de safra”, disse.

A Fundação Rio Verde tem acompanhado e ouvido relatos de produtores da região oeste do Estado. “Temos grandes áreas com incapacidade de colheita, não vai ser viável colher pelo fato de o milho não formar nem espiga. E a gente acredita que isso vai ter reflexo significativo. Teremos uma diminuição da oferta de milho e isso vai impactar no mercado”, assinalou Pasquali.

Em Lucas do Rio Verde, a previsão é que a colheita da safra de milho inicie a partir da próxima semana. Rodrigo disse que ainda não há um levantamento em relação à produtividade. “Ainda não temos informações porque não começou a colher. Vamos aguardar e ver o andamento da colheita, do milho plantado um pouco mais tarde”, explicou.

Porém, a Fundação estima perda de até 15%. “Ainda é cedo pra falar em estimativa, mas a gente acredita que seja algo em torno de 10% a 15% aqui na nossa região, no médio norte, enquanto na região oeste essa perda pode chegar a 50% em potencial de produção do milho segunda safra”, conclui.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
julho 01, 2022
PROJETO SOCIAL
Famílias prestigiam formatura da 11ª turma do projeto Bombeiros do Futuro em Lucas do Rio Verde
julho 01, 2022
Em Lucas
Bombeiros combatem incêndio em armazém por quatro horas seguidas
julho 01, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município
julho 01, 2022