Procon realiza mais de 2 mil atendimentos nos seis primeiros meses em Lucas do Rio Verde

Segundo relatório, das 91 audiências de conciliação, 72 tiveram acordo entre as partes

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Os primeiros seis meses do ano registraram 2.101 atendimentos (total geral) na unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lucas do Rio Verde.

O relatório emitido pelo órgão com o balanço do primeiro semestre aponta que, do total de atendimentos preliminares realizados, 1.190, 90% foram resolvidos de forma imediata, no mesmo dia do atendimento, ou no prazo de até cinco dias úteis.

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As empresas com mais reclamações registradas pelo Procon se enquadram nas categorias de: agência de viagens, companhias e serviços de telefonia, concessionária de energia elétrica, bancos e operadora de cartão de crédito.

O período registrou 91 audiências de conciliação realizadas, sendo 72 delas finalizadas com acordo e apenas 19 terminaram sem resolução. Zeni Andretta, coordenadora do Procon, explica como funciona o processo quando o consumidor procura a unidade com um problema.

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“Nosso maior foco são os atendimentos preliminares, quando tentamos resolver a situação o mais rápido possível. Não obtendo resultado, abrimos uma CIP (Carta de Informação Preliminar) ou um Termo de Reclamação, cujos períodos são maiores, visto serem encaminhados via Correios. Mesmo assim, se o problema não for resolvido tentamos marcar uma audiência de conciliação”, disse a coordenadora.

As aberturas de reclamação direta, quando o prazo mínimo é de 40 dias, registraram 188 atendimentos. Foram lançadas 162 CIPs e 95 delas receberam retorno. Na simples consulta, quando a população busca tirar dúvidas, 448 pessoas receberam auxílio do Procon.

“Gostaríamos de ressaltar que o Procon é um órgão administrativo de orientação, educação e proteção aos consumidores. Caso não haja acordo, orienta-se aos consumidores que eles podem ingressar judicialmente para a resolução de sua pendência”.

Denuncie ao Procon

Para denunciar golpes ou qualquer irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Lucas do Rio Verde nos telefones (65) 3548-2522 ou (65) 99225-4188 (Whatsapp). Também é possível registrar queixa na Polícia Civil via telefone 197 ou na Polícia Militar pelo 190.

“Pedimos a todos os consumidores que, ao se sentirem lesados ou verificarem algo em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor, que nos comuniquem para que possamos sanar essas irregularidades, melhorando assim o atendimento aos demais consumidores e evitando que outros saiam no prejuízo”, destacou Andretta.

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Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.