Presidente da Acilve participa da inauguração do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher em Lucas do Rio Verde

A Acilve realizou também uma doação ao Fundo Municipal da Mulher para incentivar políticas públicas voltadas ao combate da violência

Fonte: CenárioMT com Assessoria

242183747 4428489853879192 7347133811977636342 n
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (15) foi inaugurado o Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, situado na sede da Delegacia de Polícia Judiciária Civil em Lucas do Rio Verde. Isso significa que a partir das 8h da manhã de hoje, 16 de setembro de 2021, as mulheres que se encaminharem até a Polícia Civil receberão um atendimento diferenciado, feito somente por mulheres.

O presidente da Acilve, Vilson Kirst, se fez presente no evento para celebrar um momento tão importante para a melhoria da segurança do município. A Acilve, na pessoa do presidente, realizou uma doação ao Fundo Municipal da Mulher no início do mês, é uma causa que movimenta a Associação Comercial de Lucas do Rio Verde.

As Delegacias da Mulher em todo o Brasil tem a missão de apurar as infrações penais relacionadas às leis de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha (11340/2006), e encaminhar as vítimas para os centros de atendimento, separando-as dos demais procedimentos policiais de uma delegacia comum.

O núcleo atenderá também crianças, adolescentes e idosos com um tratamento humanizado, acolhedor e rápido, tendo espaço com brinquedos e material informativo de leitura, para Vilson Kirst, é um passo muito importante para toda a sociedade, “queremos contribuir com esta causa tão nobre de defesa da vida de mulheres e crianças, portanto a Acilve celebra este grande avanço na defesa dos cidadãos de nossa cidade”.

[Continua depois da Publicidade]

A violência contra a mulher é uma realidade, de acordo com os dados da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde, há um crescimento das denúncias de casos enquadrados na lei Maria da Penha, principalmente durante a pandemia. São lavrados diariamente ao menos um flagrante envolvendo violência doméstica, além de se solicitar mais de uma medida protetiva por dia. Esta é a importância da rede de enfrentamento composta por guardas municipais, Polícia Militar e Civil, Creas, Cras, Conselho da Mulher, Associação de Mulheres e entidades diversas empenhadas no enfrentamento da violência.

A celeridade do trabalho é fundamental para salvar a vítima, durante um processo de atendimento à vítima, é preciso realizar os exames de corpo de delito e atendimento psicológico no Creas sem que ela tenha contato com nenhum homem durante o processo e muito menos, contato com o seu agressor.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.