30.1 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Prefeitura envia Plano Municipal da Primeira Infância para aprovação da Câmara de...

Prefeitura envia Plano Municipal da Primeira Infância para aprovação da Câmara de Vereadores

Por Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde encaminhou para análise e aprovação da Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, 19, o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), uma iniciativa que contou com ampla participação social e que visa potencializar e dar plenas condições para o desenvolvimento integral das crianças primordialmente nesse primeiro período de vida que vai de zero a seis anos de idade.

Entendendo que é durante a primeira infância que são construídas as competências emocionais e socioafetivas do ser humano, além do desenvolvimento de áreas fundamentais do cérebro ligadas à formação da personalidade, do caráter e da capacidade de aprendizado de cada indivíduo, o documento está centrado em cinco eixos prioritários, com metas e ações finalísticas, direcionados a criar uma rede de proteção e ambientes propícios que permitam o pleno desenvolvimento de todas as crianças, sem exceção.

Para isso, defende-se como premissa a necessidade de erradicar a desigualdade de acesso aos bens e serviços, bem como a promoção da justiça social, equidade e inclusão sem discriminação. Sendo assim, “direcionado para a criança nessa fase da vida, com prioridade no atendimento de necessidades físicas, psíquicas e sociais, este documento torna-se um instrumento político e técnico, convertendo intenções em práticas sociais e efetivas”.

“Este é mais um documento construído coletivamente com o intuito de criar políticas públicas que de fato contribuam para mudar essa realidade excludente e possibilitar que todas as pessoas, desde a mais tenra idade, sejam, sob todos os aspectos, verdadeiramente cuidadas e preparadas para a vida, tornando-se, acima de tudo, mais humanas, mais sensíveis e solidárias umas com as outras”, observa a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

A Comissão Organizadora de Estudo e Elaboração do PMPI contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, de gestores da área de educação infantil, de coordenadores pedagógicos e professores ligados à educação infantil, de pais de alunos, de técnicos da área de monitoria da educação infantil, do Conselho Municipal de Educação (CME), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), da Câmara de Vereadores e ainda com duas professoras colaboradoras e um professor convidado, totalizando mais de 30 componentes.

O processo de elaboração do plano foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Os cinco eixos prioritários do documento estão focados em: Crianças com saúde; Assistência social à criança e à sua família; Educação infantil; Do direito de brincar: Ao brincar de toda criança; e Proteção e segurança a todas as crianças.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Covid-19
Boletim Coronavírus de Lucas do Rio Verde [2021 atualizado]
janeiro 25, 2021
Vagas de emprego
Sine Lucas do Rio Verde oferece 223 vagas de emprego nesta segunda-feira (25); confira a lista
janeiro 25, 2021