Prefeito de Lucas do Rio Verde recebe equipe da Sejus e do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal de Sinop

Visita iniciou tratativas para implantação de um Centro Integrado de Operações com Cães no município

Fonte: Ascom Prefeitura/Olga Kunze

pref lrv 2025 10 03T141239.049
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e demais secretários receberam, nesta quinta-feira (2), a secretária adjunta de Administração Penitenciária de Mato Grosso (SEJUS), Hermínia Dantas de Brito, acompanhada de sua equipe, além do diretor da Penitenciária de Sinop, Adalberto Dias de Oliveira e da equipe especializada do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Penal de Sinop.

A visita incluiu também um seminário realizado na Câmara Municipal, onde foram debatidas ações de fortalecimento da segurança pública, especialmente por meio da utilização de cães em operações especializadas. A equipe do NOC permanecerá em Lucas do Rio Verde por uma semana, desenvolvendo atividades conjuntas com a Guarda Civil Municipal (GCM).

Na ocasião, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância da criação de um Centro Integrado de Operações com Cães (CIOC) para o município e reforçou o compromisso da gestão em ampliar as forças especializadas de segurança.

“Sem dúvida foi um dia muito importante para a segurança pública do nosso município ter recebido aqui a equipe da Sejus, que é a secretaria de Justiça, a qual coordena todo o sistema penal do Estado de Mato Grosso. Nós temos como plano de governo ser referência em segurança pública e essa força especializada da polícia penal de operações com cães é muito importante, porque integra e reforça todo o trabalho feito pelas forças de segurança. Estamos trabalhando para ter aqui o CIOC, que é o Centro Integrado de Operações com Cães, em parceria com a SEJUS e o Governo do Estado. Será uma construção, mas sem dúvida vai contribuir muito para a nossa segurança pública”, afirmou.

A secretária adjunta Hermínia Dantas de Brito ressaltou o reconhecimento do trabalho da Polícia Penal e elogiou a iniciativa do município em buscar a implantação de um centro integrado. Para ela, será uma ideia inovadora, sendo um trabalho integrado, que terá a participação de várias forças de segurança.

“A Sejus vê isso com bons olhos, porque é a sinalização do reconhecimento do nosso trabalho. É a Polícia Penal ganhando espaço e mostrando que é possível, sim, trabalhar com equipamentos especializados, como é o exemplo do nosso canil. Ficamos felizes com essa sinalização da Prefeitura em ter um Centro Integrado de Operações com Cães. É uma ideia inovadora, que mostra também o trabalho conjunto das forças de segurança em prol da sociedade”, destacou.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos da Cunha, o secretário de Governo e Administração, Alan Togni, demais secretários municipais, vereadoror Wlad Mesquita e representantes de instituições de segurança.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT