Pioneira elogia exposição de peças antigas: “As crianças têm que saber como era no início’

Ana Kothrade foi a primeira primeira-dama de Lucas do Rio Verde e participou da abertura da Exposição Museológica Arte de Fazer

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 05 18 at 12.04.26
Fotos: Ascom

Foi aberta hoje (18) e prossegue até o dia 26 de maio a Exposição Museológica Arte de Fazer. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde e acontece na Unidade Semeador, antiga Flor do Cerrado, no bairro Alvorada. A visitação, de segunda a sexta-feira, ocorre em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h às 16h.

No local podem ser encontrados diversos objetos que fizeram parte da rotina dos pioneiros de Lucas do Rio Verde. As peças antigas fizeram relembrar em alguns convidados do evento as restrições da época. Ana Kothrade, que foi a primeira primeira-dama do município elogiou a iniciativa. Ela considera importante que os jovens possam saber como era viver num período com pouca infraestrutura.

“É muito bom para as crianças saberem como que iniciou a nossa cidade, quais as dificuldades que nós tínhamos”, citou a pioneira. “Têm que ver para saber como era no início, porque às vezes a gente fala, mas elas vão entender vendo”.

Responsável pela exposição, Oliveira observa que a história pode ser contada com vários olhares. Ele explicou que para o público mais jovem a exposição tem um significado muito intenso. “Porque elas vão acompanhar e ver com o quê os pioneiros trabalharam no início, na sua chegada aqui em Lucas do Rio Verde. Então essas peças têm esse fundamento”.

[Continua depois da Publicidade]

Preservação

O vice-prefeito Marcio Pandolfi destacou a apuração feita pela equipe que organizou a exposição. Pandolfi assinalou que a iniciativa visa o resgate e preservação da história do município. “Temos que cuidar nossa história para que as futuras gerações conheçam como foi desde o início, a primeira família que para cá veio, é como eram os primeiros utensílios usados nas escolas, no sistema de saúde, enfim, na agricultura. Então esse museu está resgatando isso”, destacou.

Pandolfi exaltou a importância da homenagem feita aos pioneiros, reconhecendo e valorizando a trajetória de cada família. “A gente começou a recordar aqui uma série de episódios, de passagens, de como era difícil lá atrás, fazer as coisas, como era difícil abrir uma rua, conseguir um posto de saúde, uma escola. Tudo isso esse museu começa a contar, resgatar e começa a cuidar dessa bela história que Lucas do Rio Verde tem”.

A abertura da exposição coincide com o dia Internacional do museu. Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a iniciativa ressalta a importância de contar a história de um povo e assim descobrir as origens. “Reconhecer as dificuldades e as potencialidades que tivemos no passado para construir um futuro cada vez melhor”, destacou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.