Nesta quinta-feira (9), os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Eça de Queirós, em Lucas do Rio Verde, participaram de uma atividade sensorial. A iniciativa faz parte do projeto “Missão dos Guardiões”, que tem como objetivo promover a inclusão das crianças atípicas nas atividades escolares, além de estimular a imaginação, criatividade, convívio social e o trabalho em equipe.
“Nesta atividade, trabalhamos os cinco sentidos — visão, audição, olfato, paladar e tato —, além de desenvolver a habilidade de improvisar para solucionar problemas. Em geral, quando há alguma mudança na rotina ou ocorre um imprevisto, as crianças atípicas tendem a se desregular emocionalmente. Por meio deste projeto, buscamos auxiliá-las a lidar melhor com suas emoções e a se abrir para o novo”, destacou a professora do AEE, Elisa Penhavel.
Para esta dinâmica, os alunos foram divididos em três equipes para participar das estações correspondentes a cada um dos sentidos. Na estação do olfato, uma professora vendava os olhos dos estudantes e, em seguida, apresentava diferentes aromas — como os de pimentão, queijo ralado e hidratante, entre outros. O desafio consistia em identificar a qual objeto pertencia cada cheiro.
Na estação do paladar, os alunos, de olhos vendados, precisavam reconhecer os sabores que experimentavam, como café, água com açúcar e suco de limão, entre outros.
Enquanto na sala da audição, foram reproduzidos sons de animais e de fenômenos naturais para que as crianças tentassem identificar e nomear cada um deles.
Já na estação do tato, os estudantes puderam sentir diferentes texturas com as mãos e os pés, como slime, bolinhas de gel, gelatina, areia, folhas, tapete, pedras e esponjas.
A sala das cores, por sua vez, trabalhou o sentido da visão com luzes coloridas. Nela, os alunos ficaram à vontade para dançar com os colegas e conversar sobre as atividades de que mais gostam no dia a dia.
Por fim, os estudantes embarcaram na estação da arte, onde foram convidados a formar frases com palavras soltas e criar suas próprias máscaras de E.V.A. Ao término de cada estação receberam uma lembrancinha relacionada ao sentido explorado.
A iniciativa do projeto “Missão dos Guardiões”, da Escola Eça de Queirós, reforça o compromisso da rede municipal de ensino em promover uma educação inclusiva e acolhedora, que valoriza as potencialidades de cada aluno. A atividade sensorial proporcionou momentos de aprendizado, socialização e diversão, fortalecendo vínculos e despertando novas formas de perceber o mundo.