22.6 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 22 outubro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas: Vereadores e profissionais da educação discutem mudanças na escolha de gestão...

Lucas: Vereadores e profissionais da educação discutem mudanças na escolha de gestão escolar

Ponto polêmico trata sobre mérito e desempenho de eventuais candidatos. Projeto será levado a votação nesta terça-feira (28) em sessão extraordinária
Por CenárioMT

Dezenas de profissionais da educação participaram da audiência pública proposta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira (27) no plenário do Poder Legislativo. Cinco vereadores, sendo os três que compõem a Comissão de Educação da Casa, participaram dos debates.

A Secretária de Educação, Elaine Lovatel, disse que a apresentação do projeto atende orientação do Tribunal de Contas do Estado. Ela explicou que uma comissão, da qual fazem parte representantes do poder público e da sociedade civil, foi a responsável pela elaboração. A preocupação foi ajustar a lei que regulamenta a escolha de gestores ao novo Fundeb (Fundo da Educação Básica). A lei tem que ser votada e sancionada já nos próximos dias visando às eleições dos gestores escolares que acontecerão em novembro.

“O item mais debatido foi o dos critérios técnicos, mérito e desempenho, aonde a nova lei do Fundeb preconiza que pra ser gestor de unidade escolar tem que passar por isto. Então a comissão explanou qual foi a sugestão dela em relação a isso, a cumprir este artigo”, assinalou a secretária.

Gestão escolar

Durante sua exposição, Lovatel citou que Lucas do Rio Verde é um dos poucos municípios mato-grossenses que mantém a escolha dos gestores feita por meio de eleição com envolvimento da comunidade escolar. “Alguns municípios perderam, acabaram com questões legais, teve um entendimento superior, do Ministério Público, em que o gestor escolar teria que ser indicado pelo prefeito e é algo que o prefeito defende que a comunidade escolar escolha o seu gestor, o seu diretor”, pontua.

O presidente da Câmara, Daltro Figur, garantiu que o projeto será levado à votação na sessão extraordinária desta terça-feira (28). “A gente não tinha dúvida nenhuma do projeto, houve alguma inconsistência dessa prova que seria aplicada, não teria dificuldade nenhuma. Mas sempre é bom ouvir as pessoas, da maneira mais democrática que você tem é por qualidade, evitando assim a indicação de pessoas”, disse.

Ainda conforme Figur, o projeto deverá receber uma pequena emenda para vigorar já em novembro. Entretanto, o município deverá aperfeiçoar o projeto para ajustar para as eleições de 2024.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,348FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,067SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde: Empresa realiza campanha para atender famílias carentes: troque alimentos por flores
outubro 22, 2021
HOSPITAL SÃO LUCAS
Finalizado curso para formação de brigada contra incêndio
outubro 22, 2021
PEGO COM ARMA DE BRINQUEDO
Homem é preso após tentar roubar residência com arma de brinquedo em Lucas do Rio Verde
outubro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipes do Programa Viva Lucas participam dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses
outubro 22, 2021