Lucas do Rio Verde reforça ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

Objetivo é prevenir e combater violações de direitos humanos contra o público infantojuvenil

Fonte: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maira Matos

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Na noite desta sexta-feira (09) foi realizada uma operação do Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal (GCM), que contou com apoio de todas as forças de segurança. A ação aconteceu nos bares de Lucas do Rio Verde, com objetivo de reforçar a proteção e enfrentamento as violações de direitos humanos de crianças e adolescentes durante o Carnaval.

Outro objetivo foi mobilizar a sociedade para a importância do respeito e do cuidado com o público infantojuvenil neste período.

municipio reforca acoes de protecao a criancas e adolescentes durante o carnaval interna 1 2024 02 12 2257462246

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos trabalhando por meio de um regime extraordinário. Vamos atuar no plantão de 24 horas e, conforme vierem as diligências, estamos aptos a prestar todo o serviço necessário diante das demandas que porventura vierem”, explicou a conselheira tutelar, Naiara Cáceres.

A violência infantojuvenil atinge alguns níveis, segundo o conselheiro tutelar, Lailson Silva Santos. “Existe a violência física, psicológica e sexual, além da negligência e maus tratos. O turismo sexual infelizmente também é uma realidade e durante o carnaval, com a vinda de pessoas de fora. O cuidado deve ser redobrado com os menores de idade”, reforçou.

municipio reforca acoes de protecao a criancas e adolescentes durante o carnaval interna 2 2024 02 12 229374401

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A orientação do Conselho Tutelar aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes é o resguardo deste público, mais atenção e monitoramento deles neste período de festas, para que não estejam desacompanhados pelos seus responsáveis em locais públicos.

“Temos vários estabelecimentos comerciais que precisam de fiscalização, não só das forças de segurança, mas as demais órgãos municipais. Precisamos orientar, a operação que é extremamente positiva quando se trabalha em equipe”, explica comandante da Guardar Civil Municipal, Jota Lima.

Denuncie

A comunidade pode e deve denunciar casos de violência e maus tratos a crianças e adolescentes. Ligue no 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), 153 (Guarda Civil Municipal), e também no número de plantão do Conselho Tutelar, no (65) 99241-8162.

Disque 100

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa. O Disque Direitos Humanos – Disque 100 está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.