15.8 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 10 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde poderá realizar censo para levantar informações sobre animais...

Lucas do Rio Verde poderá realizar censo para levantar informações sobre animais domésticos

Através do levantamento será possível estimar a quantidade de cães e gatos e o histórico de saúde deles
Texto por CenárioMT

O município de Lucas do Rio Verde poderá realizar nos próximos meses um censo animal. A proposta de realização do levantamento de informações foi aprovada ontem (segunda-feira, 18) pela Câmara Municipal. Por meio de projeto de lei, o vereador Wlad Mesquita (Republicanos) destaca a necessidade de identificar o número e localização dos animais domésticos (cachorros e gatos).

Conforme o vereador, a realização do censo vai permitir diagnosticar a situação desses animais para a proposição de políticas públicas e programas específicos objetivando a solução de eventuais problemas identificados.

A sugestão é que agentes que realizam o trabalho rotineiro nas residências façam o levantamento destas informações. Além de atualizar informações das famílias, esses agentes incluiriam em seus questionários, informações sobre a presença de cães e gatos nas residências, como o histórico de saúde dos pets.

Políticas públicas

“Para que a gente possa pensar políticas públicas de maneira ainda mais eficiente à causa animal, pois sabemos que é preciso atender a esses animais. É importante salientar que trata-se de saúde pública. Muitos desses animais acabam transmitindo doenças por falta de um tratamento adequado”, assinala Mesquita.

Segundo o vereador, o projeto do censo animal ainda será debatido e detalhado pelo Poder Executivo para decidir quais serão os profissionais da prefeitura que atuarão nesse levantamento de informações.

Conselho

Wlad Mesquita tem apresentado indicações e projetos relacionados à causa animal. Uma dessas ações é a criação do conselho que trata exclusivamente de assuntos do gênero. Segundo ele, uma pessoa já foi inclusive contratada.

“Estamos esperando apenas alguns trâmites burocráticos pra iniciar esse trabalho. Será um número exclusivo pra atender essas denúncias, um veículo para atender também a esses animais que são encontrados em situações tristes, acidentados, doentes”, destaca o vereador.

Conforme Mesquita é necessário dar suporte às pessoas que tanto trabalham voluntariamente em associações. “Essas pessoas que trabalham de graça pra atender a essa causa, nós do poder público precisamos cumprir com o nosso papel”, conclui.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde
agosto 09, 2022
Semana do Bebê
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
agosto 09, 2022