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sexta-feira, 23 abril, 2021
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Lucas do Rio Verde alcança mais de 80% de metas em plano de desenvolvimento do TCE-MT

Os objetivos, definidos em 2019, foram executados ao longo de 2020
Por Da Redação

O Tribunal de Contas do Estado apresentou nesta quarta-feira (03) o balanço das metas estabelecidas pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) para Lucas do Rio Verde. As avaliações foram feitas nas áreas de infraestrutura e educação. O município atingiu mais de 80% das metas.

Os objetivos, definidos em 2019, foram executados ao longo de 2020. Os números dizem respeito à execução do Planejamento Estratégico, sob coordenação da Secretaria de Apoio às Unidade Gestoras (Saug) do TCE-MT, e do Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI).

Avanços

De acordo com o TCE-MT, Lucas do Rio Verde alcançou 83,02% do total de metas estabelecidas. O município manteve em 100% a cobertura da atenção básica e o alcance de domicílios com água tratada. Já o percentual de vias rurais asfaltadas e em bom estado de conservação, superou os 97% planejados e chegou a 98,55%.

Houve, no período de avaliação, elevação do percentual de acompanhamento de famílias no Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif) proposto pelo Programa. O índice saltou de 26,5%, para 47,42%. Houve ainda o aumento de espaços públicos de lazer e esportivos em bom estado de conservação de 82 para 129.

O relatório mostrou que, em relação ao controle social, o índice de comunicação com o cidadão subiu de 65% e para 81,82%. “É um município que sempre tem bons resultados e boa organização. Tenho certeza que em 2021 será ainda melhor”, pontuou a coordenadora do Projeto II, Clenilda Poletto.

O prefeito, Miguel Vaz, lembrou que já participou da administração como vice-prefeito entre 2013 e 2016 e que, por este motivo, entende a importância da parceria com o TCE-MT. “Estamos de portas abertas e prontos para trabalharmos juntos, para fazer o melhor para o município e seguir um planejamento que traga resultados”.

Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado

O PDI tem por objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Dentre os pontos avaliados estão o cumprimento das metas estabelecidas nos planejamentos estratégicos, bem como a transparência e as ações voltadas para a participação dos cidadãos.

No total, ele engloba cinco projetos, sendo eles: Projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 – Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de cursos presenciais e à distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geoobras; e Projeto 5 – Modernização Institucional.


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