Lançado em março, ‘Botão do Pânico’ passa a funcionar em Lucas do Rio Verde

Mais de 220 mulheres possuem medidas protetivas e passam a contar com o dispositivo

Fonte: CenárioMT

278969208 391617166305438 7475961045106486638 n
Uma vez acionado, o Botão do Pânico envia alerta à Guarda Municipal que fará o atendimento à vítima. (Foto: Divulgação/Ascom)

Passou a funcionar nesta terça-feira (26) o ‘Botão do Pânico’, aplicativo de celular criado para mulheres vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde. O dispositivo foi lançado no dia 8 de março passado por ocasião do dia da mulher.

O anúncio do início do funcionamento do dispositivo foi feito pelo prefeito Miguel Vaz por meio das redes sociais. “Hoje (ontem) colocamos em funcionamento o Botão do Pânico, um aplicativo de celular que visa agilizar o atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica”, postou.

O aplicativo segue uma ideia criada em Paulínia, São Paulo. A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e aprimorada pela equipe de geotecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O app é destinado às mulheres com medida protetiva decretada pela Justiça. Segundo o município, em Lucas do Rio Verde são 221 mulheres que estão sob a proteção das Forças de Segurança e outras estão com processo em andamento.

[Continua depois da Publicidade]

Para ter acesso ao aplicativo, as vítimas devem procurar a Guarda Civil Municipal, que funciona no Bairro Rio Verde.

Conforme as forças de segurança, o Botão do Pânico deve ser acionado em caso de descumprimento da medida protetiva. Ao ser acionado, a Guarda Civil Municipal recebe um sinal sonoro e a localização exata da vítima.

“É uma iniciativa simples, mas que dará um resultado muito positivo no combate à violência contra a mulher”, assinalou Vaz.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.