Judiciário inaugura novo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ Assessoria

WhatsApp Image 2020 12 11 at 14.40.29 2

O município de Lucas do Rio Verde (354 Km ao norte da Capital), com cerca de 64 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de figurar como o segundo entre os 50 melhores do país, por conta do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), marca conquistada especialmente pela pujança da produção do agronegócio, registra mais uma fase do crescimento da cidade de pequeno porte com a inauguração da sede do novo Fórum da Comarca.

A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (11) e reuniu representantes do Judiciário do município e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, lideranças políticas municipais e estaduais e da segurança pública.

A unidade judiciária, que ocupa aproximadamente 5 mil m² dentro de uma área de 25 mil m², doada pela Prefeitura Municipal, começou a ser erguida com recursos oriundos do Fundo de Apoio ao Judiciário de Mato Grosso (Funajuris). “Estamos investindo não só na edificação de um prédio, mas também na acessibilidade, celeridade e eficiência do trabalho da Justiça, que são os nossos principais objetivos”, assinalou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Na visão dele, apoiada pelo desembargador Rui Ramos, ex-presidente do TJ, é imprescindível ter um espaço adequado que oferte uma estrutura com condições físicas para receber bem o público, e que também seja possível ser ampliado caso necessite.

[Continua depois da Publicidade]

O juiz e diretor do Fórum, Hugo José Freitas da Silva, parabenizou a sensibilidade e determinação da Administração do Judiciário ao garantir a execução da obra que possibilitará a melhoria no atendimento à sociedade e na prestação jurisdicional.

“É um prédio moderno e acessível e com estrutura para acomodar todas as unidades do Poder Judiciário e também oferecer uma prestação jurisdicional com mais qualidade e com mais eficácia”, comentou Freitas.

A mudança das antigas instalações para o novo prédio deve iniciar a partir do dia 25 de janeiro de 2021. “Não foi feita essa mudança ainda por conta da internet que não foi possível a instalação ainda, mas no mais, estamos preparados para mudarmos”, completou o magistrado.

A Comarca foi instalada em 1998, em um prédio alugado às margens da BR 163, e, em 2005, conta o magistrado, passou a funcionar na atual sede, sendo que no ano seguinte, em 2006, precisou ser ampliada, e há 13 anos não recebeu nenhuma reforma.

De acordo com o juiz e diretor do Fórum, o novo prédio, vem ao encontro da sempre crescente demanda judicial em Lucas do Rio Verde. Atualmente, 29 mil processos tramitam em sete varas, duas criminais e cinco cíveis, e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

A nova sede do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde está localizada na Avenida Brasil, bairro Parque dos Buritis. No local já funciona também a sede da Justiça do Trabalho e em breve contará com a sede da Promotoria de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Lucas do Rio Verde. O espaço foi denominado “Cidade Jurídica”.