Jornada de oficinas do Programa A União Faz a Vida marca abertura do ano letivo em Lucas do Rio Verde

Abertura aconteceu agora pela manhã com palestra do professor Júlio Furtado

Fonte: CenárioMT

ano letivo programa UFV em LRV (1)
Foto: CenárioMT

Uma série de oficinas vêm marcando o início do ano letivo do programa A União Faz a Vida em Mato Grosso. Ela iniciou na segunda-feira (23) e será encerrada no próximo dia 3 nas 15 cidades onde o programa foi implantado. Nesta quinta-feira (26) foi a vez de Lucas do Rio Verde. Ao todo serão 54 oficinas pedagógicas realizadas sob a temática “Educar: uma jornada de transformação”. A meta é atender cerca de três mil educadores.

O palestrante Júlio Furtado observa que o início do ano letivo é um momento mágico. Segundo ele, é momento de fazer renascer a esperança do professor em mais um ano de trabalho. “Costumo dizer que início de ano letivo é como se a gente renovasse os votos, é sempre uma boda, boda pedagógica, eu caso novamente com a educação”, disse.

Na palestra aos educadores, Furtado abordou o desenvolvimento das competências socioemocionais. É uma nova tarefa dos profissionais de auxiliar os alunos a se desenvolverem não só cognitivamente, mas também emocionalmente. “O professor precisa, de certa forma, estar em contato com seu mapa emocional pra que possa ver, de verdade, a emoção daquela criança”, explicou.

 programa UFV em LRV (2)
Foto: CenárioMT

Parcerias

O Programa A União Faz a Vida é desenvolvido em parceria pela Cooperativa Sicredi e Poder Público. Em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura Municipal tem procurado incentivar os colaboradores a ter no programa um agente para auxiliar na transformação da comunidade escolar.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretária de Educação, Elaine Lovatel, participou da abertura. Ela destacou a importância do envolvimento dos profissionais e observou que a comunidade escolar tem algumas características positivas na parte pedagógica. “O programa acolhe nossas inquietações. Nós somos um município, na parte pedagógica, com muito inconformismo, pois acreditamos sempre que podemos melhorar”, pontuou.

O slogan do município para esse ano é ‘Educação que transforma’. Segundo Elaine, o diferencial é que a abertura do ano letivo abrange todas as redes de ensino (municipal, estadual, federal e privada). “Se Lucas do Rio Verde é uma educação que transforma, essa educação acontece em todos espaços educacionais do município, não apenas numa rede”, observou a secretária.

Para a Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo na Sicredi Ouro Verde, Katiuscy Arantes, a realização de oficinas oportuniza momentos de desenvolvimento a todos os professores que participam do União Faz a Vida. “Com isso o programa está presente na semana pedagógica do município, um período dedicado ao conhecimento de nossos professores e monitores. Que o programa possa trazer sua mensagem, conteúdo, inovação e assim desenvolver todo o corpo escolar de Lucas do Rio Verde”, avalia.

O Programa A União Faz a Vida foi criado há 27 anos e é desenvolvido em Mato Grosso há 18 anos. Ao promover a educação para um mundo mais cooperativo, o programa inspira professores, estudantes e comunidades, a partir de metodologia educacional própria, fundamentada no desenvolvimento de projetos, tendo em sua base os princípios de cooperação e cidadania.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.