Janice diz que agilidade após acionamento do botão do pânico mostra importância do dispositivo

Na noite desta terça-feira, mulher que tem medida protetiva contra ex-companheiro acionou o botão do pânico. Suspeito foi detido quando tentava fugir

Fonte: CenárioMT

janice ribeiro campanha agosto lilas combate a violencia contra a mulher
Secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, durante a Campanha Agosto Lilás de combate a violencia contra a mulher (Foto: Arquivo Ascom LRV)

A resposta rápida da Guarda Civil Municipal depois que acionado o botão do pânico mostra a importância do dispositivo. A análise é da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro. Na noite de ontem, terça-feira (17), uma mulher precisou do apoio da GCM e acionou o dispositivo. Pouco tempo depois, o ex-companheiro dela, que descumpriu a medida protetiva, estava detido.

Janice lembra que o município tem se preocupado com questões sociais, como os casos de violência doméstica. Neste sentido implementou o Programa Patrulha Maria da Penha, que presta assistência a mulheres vítimas de agressão. Dentro do programa, vítimas assistidas contam com o botão do pânico instalado em seus aparelhos de telefone celular. Se precisarem de apoio, basta acionar o dispositivo. A partir disto, uma mensagem é enviada eletronicamente à GCM que, por meio do GPS, localiza onde está a vítima e vai ao seu encontro.

“Que isso incentive outras mulheres a fazerem suas denúncias, a procurarem o apoio que temos hoje, que é o Núcleo de Atendimento a Mulher. Temos o Patrulha Maria da Penha que faz um trabalho importantíssimo no nosso município. Que as mulheres realmente utilizem, acionem o botão do pânico, pois provocou que funciona e que a gente consegue dar um suporte maior às pessoas que estão passando por esse problema. Acredito que ninguém quer passar por isso”, observou Janice.

O botão do pânico foi uma ideia trazida de Paulínia, em São Paulo. A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e aprimorada pela equipe de geotecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.. “Felizmente funciona. E aproveitar para dizer às mulheres: peçam ajuda, denunciem, façam sua parte e saiam desse vício da violência”, assinalou.

[Continua depois da Publicidade]
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.