IFMT Lucas: Coordenador alerta sobre prazos para inscrição em seletivo para cursos integrado técnico e de graduação em Biotecnologia

Inscrição para o curso de Biotecnologia integrado ao Ensino Médio pode ser feita até o dia 11 de setembro. Para o curso de graduação prazo encerra dia 2 de setembro

Fonte: CenárioMT

IMG 7748 scaled

Termina nos primeiros dias de setembro os prazos para inscrição nos processos seletivos do IFMT para cursos técnico e de graduação em Biotecnologia ofertados em Lucas do Rio Verde. Os processos seletivos acontecerão nos dias.

O coordenador de cursos do Campus Avançado do Instituto Federal de Mato Grosso no município alerta sobre os prazos finais para inscrição. Reginaldo Ribeiro orientou os pretensos candidatos como se inscreverem nos respectivos processos seletivos.

O Curso Técnico Integrado é voltado para jovens que vão cursar o Ensino Médio. Além de concluir uma etapa do calendário educacional, com duração de três anos, o jovem adquire conhecimento para atuar na área de biotecnologia como técnico.

Já o candidato, que tenha o ensino médio completo, pode se inscrever no curso de Bacharelado em Biotecnologia. O curso tem duração de 4 anos e é o único oferecido pelo IFMT no Estado.

[Continua depois da Publicidade]

O curso técnico integrado oferece 70 vagas nos períodos matutino e vespertino. Já o curso de graduação oferece 35 vagas. As aulas para esse curso acontecem no período noturno.

Inscrições e provas

As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico selecao.ifmt.edu.br. O candidato que tenha interesse no curso técnico vai acessar o edital 71. Já o interessado no curso superior deve acessar o edital 74.

As provas serão aplicadas em outubro. Os candidatos ao curso técnico farão as provas em 9 de outubro. Os que se inscreverem no curso superior terão as provas aplicadas em 16 de outubro.

O início das aulas de ambos os cursos acontecerão em 30 de janeiro do próximo ano.

Empregabilidade

De acordo com o coordenador de cursos do Campus Avançado em Lucas do Rio Verde, o nível de empregabilidade dos acadêmicos formados é alto. Reginaldo Ribeiro assinala que cerca de 90% dos egressos estão atuando neste segmento. Vários deles conseguem vagas ainda durante o curso.

“Temos um mercado de trabalho que absorve muito bem o profissional, que é muito requisitado. E são poucas as opções de formação em nosso Estado”, observa.

As pessoas formadas em biotecnologia podem atuar no mercado de biocombustíveis, que conta com vários egressos do IFMT de Lucas do Rio Verde atuando na produção de etanol de milho. Os profissionais formados podem atuar em laboratórios de controle de qualidade deste segmento.

Também é possível atuar na pesquisa e desenvolvimento de fármacos, vacinas, melhoramento genético de plantas e animais, desenvolvimento de bioprodutos.

“É uma área muito ampla. Hoje, na agricultura, nós temos outro setor que emprega muita gente e é uma área em ascensão que é o desenvolvimento de bioprodutos voltados para o agro. Um exemplo é o desenvolvimento de biodefensivos, inoculantes, biofertilizantes. Todas estas áreas são áreas de atuação dos profissional formado em biotecnologia, quer seja no técnico ou no curso de graduação”, conclui.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.